Um mergulho profundo nas histórias de mulheres negras e indígenas nordestinas, “Quem Ela Pensa que É?” pode ser maratonada gratuitamente na Cultne TV (www.cultne.tv), a primeira plataforma de streaming totalmente dedicada à cultura negra no Brasil. Co-produzida por Kilomba Produções, Arrudeia Produções e Cultne TV, a série documental de cinco episódios teve seus lançamentos ao longo de agosto e agora pode ser assistida na íntegra. Cada episódio traz uma protagonista nordestina: de Pernambuco, a grafiteira Nathê Ferreira, a Mestra de Maracatu Joana Cavalcante e a cientista social Joyce Paixão; de Alagoas, a professora indígena Idiane Crudzá, e da Paraíba, a estilista e multiartista Dorot Ruanne criando um retrato profundo das lutas, conquistas e criatividade dessas mulheres em seus territórios.
Dirigida pela pernambucana Natara Ney, produzida por Erika Candido e Monique Rocco, a série foi filmada nas comunidades onde as protagonistas vivem e atuam, em locações que não são apenas cenários, elas contam e fazem parte das histórias dessas mulheres, escolhas da produção e da direção que revelam a conexão das mulheres com seus territórios. A partir de Alagoas, a professora Idiane Crudzá, do povo Kariri-Xocó, defende seu modo de vida, sua língua e território, ao manter viva a tradição oral de seu povo. Em João Pessoa (PB), a série documental identifica a inovação, criação de possibilidades a partir da cultura Ballroom, da moda, e outras formas de expressão e ação de Dorot Ruanne, a travesti do fim do mundo, junto com sua comunidade.
Maratonar a série documental é mergulhar na oportunidade de ver mulheres negras e indígenas em destaque, algo que é objetivo de “Quem ela pensa que é?” e que norteou cada etapa da sua realização. A co-diretora da Kilomba e produtora da série Monique Rocco ressalta: “A criação da série vem do desejo de retratar mulheres negras em toda a sua complexidade e potência, muito além da lente da dor e ocupando o centro da narrativa. Há anos disputamos narrativas para construir um audiovisual que não apenas reflita quem somos, mas também celebre nossa subjetividade e rompa com as visões limitadoras que nos reduzem a guerreiras. Queremos ser reconhecidas em nossa plenitude, com direito à dignidade e ao descanso, em toda nossa potência e beleza”, afirma ela.
SERVIÇO:
“QUEM ELA PENSA QUE É” – Série documental (2024)
Onde: Cultne TV (www.cultne.tv) – Streaming gratuito
Minibios das protagonistas e ficha técnica: https://www.instagram.com/p/C-GnX3MJIIt/
Co-produzida pela Kilomba Produções, Arrudeia Produções e Cultne – Redes Sociais: