O Canal Futura apresenta os vencedores da 15ª edição do Doc Futura, lançado no segundo semestre de 2024, que trouxe uma novidade: além da produção de um filme documentário, esta edição traz pela primeira vez a seleção de cinco produções de curta documental. Participaram mais de 400 projetos inscritos de todo o país, 10 conteúdos de longa metragem e 15 de curta metragem foram selecionados para uma rodada de pitching nos dias 29 e 31 de janeiro, em que os idealizadores tiveram a chance de defender seus projetos para banca de especialistas convidada pelo Canal. Os vencedores foram o documentário “Amazônia Urbana”, de Aline Teixeira e Aída Neto, e os curtas “Brigadistas”, de Lais Tanaka (MG), “Cunhambebe”, de Elcio Melo (SP), “Pilões”, de Débora Marx (PB), “Sururu Branco”, de João Paulo Silveira (AL) e “Um Planeta no Sul do Mundo”, de Lucas Esteves (RS).
“Os vencedores do 15º Pitching Doc Futura trazem histórias urgentes e necessárias sobre os desafios do desenvolvimento sustentável. Cada documentário joga luz em temas que impactam diretamente a vida das pessoas, como questões climáticas, meio ambiente e acesso a direitos básicos. ‘Amazônia Urbana’, por exemplo, levanta um debate essencial sobre moradia e saneamento. São produções que fazem a gente refletir sobre o presente e o futuro que queremos”, destaca Juliana Oliveira, do Núcleo de Projetos do Canal Futura.
Este resultado é fruto da edição comemorativa pelos 15 anos do Doc Futura, cujo tema destacou as 17 ODS’s, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados pela Assembleia Geral da ONU em 2015, como um pacto global para reduzir os efeitos trazidos pelas mudanças climáticas no mundo. O edital deu total liberdade para que os realizadores buscassem o olhar mais original para esse tema, sem restringir a quantidade mínima de ODS a ser trabalhada na proposta de documentário e as formas de narrativa. O público-alvo do documentário é livre (considerando, para tanto, a acepção de classificação etária indicativa do Ministério da Justiça).
Os projetos vencedores serão acompanhados pela equipe do Futura em todas as suas fases, desde a pré-produção até a etapa de finalização. As produções serão exibidas no Canal Futura e disponibilizadas gratuitamente no Globoplay – proporcionando grande alcance dos projetos desenvolvidos na sociedade, impactando e fomentando reflexões acerca dos temas abordados nos expectadores.