A série documental “Pequena África”, uma iniciativa do Mover (Movimento pela Equidade Racial) com produção da Move Maria, foi lançada no último 11 de julho, no cinema Kinoplex, com apoio da empresa ALLOS dentro do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Com episódios de cinco minutos cada, a série foi pensada em conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância histórica desse lugar.
“Quando realizamos o circuito Pequena África pela primeira vez com a alta liderança das empresas participantes do Mover, tivemos um despertar para a história real do Brasil, uma história que não aprendemos nas escolas e que é tão necessária para trazer a sensibilização e o correto entendimento sobre o processo de apagamento histórico”, disse Luciene Rodrigues, gerente de relações institucionais do Movimento.
Com uma abordagem provocativa, “Pequena África” aprofunda-se na história e no legado construído na região do Cais do Valongo. Desafiando as narrativas históricas convencionais, destaca-se a falta de compromisso na construção de uma imagem digna das pessoas negras no Brasil, expondo como essa lacuna alimenta o racismo estrutural presente na sociedade.
O seriado, composto por uma equipe de pessoas negras, busca provocar uma reflexão crítica sobre as complexas dinâmicas sociais e culturais que influenciam a vida dos jovens negros. Por meio de diálogos profundos entre Maria Gal, apresentadora dos episódios e fundadora/CEO da produtora Move Maria, com entrevistas e com personagens fundamentais para contar a história da Pequena África e suas influências, com o historiador Flávio Henrique, a produção investiga a história de uma região marcada pela especulação imobiliária e pela resistência negra.
“Ter a responsabilidade de falar de nossas memórias, trazendo diversidade através do audiovisual, é um dos meus propósitos. E receber essa incumbência de uma das maiores instituições do país, que é a Mover, e de grandes empresas que fazem parte dela, para que seja compartilhado com seus colaboradores, é uma missão que me deixa muito honrada em realizar” disse Maria Gal, apresentadora e CEO da Move Maria.
O Mover tem como objetivo, até 2030, gerar mais 10 mil lideranças negras através de modelos inclusivos de recrutamento e desenvolvimento e gerar impactos para 3 milhões de pessoas negras com cursos, capacitação, conscientização, conexão com empreendedores negros, entre outras ações.