O Desafio 42 Dias Consecutivos de Ma’at Ka – Yoga de Base Africana é uma iniciativa gratuita e transformadora que convida pessoas de todo o Brasil a praticar, por 42 dias consecutivos, a sequência de yoga desenvolvida pelo Mestre Yirser Ra Hotep, chamada Ma’at Ka. Os participantes recebem materiais em vídeo e áudio para realizar a prática de forma autônoma e assíncrona, podendo adaptá-la à sua rotina e praticar uma vez ao dia, onde e quando puderem.
O desafio teve início no dia 1º de fevereiro e já contou com mais de 630 inscritos de diversos estados além do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Essa mobilização celebra a coletividade e promove a reconexão com a ancestralidade através do yoga.
Ana Sou, idealizadora do projeto desde 2021 organizou o Desafio Ma’at Ka, inicialmente como recurso didático para seus alunos e, posteriormente, aberto ao público com o objetivo de democratizar o acesso à Kemetic Yoga especialmente para pessoas pretas. Baiana, escorpiana, apaixonada por conversas, dança e culinária, sendo uma das maiores divulgadoras da Kemetic Yoga no Brasil. Sua trajetória é marcada pela valorização e potencialização de trajetórias individuais. Para ela, a prática de yoga não é apenas uma atividade física, mas uma ferramenta poderosa para compreender que “o corpo é uma tecnologia de autopreservação. Através da yoga, é possível direcionar pensamentos e emoções para conquistar objetivos de vida enquanto se mantém o equilíbrio físico e mental”.

Durante a pandemia, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas por sua abordagem através do Instagram, onde Ana compartilhou um protocolo que desenvolveu para melhorar a capacidade respiratória e reduzir ansiedade, estresse e depressão. Neste ano, o Desafio Ma’at Ka traz como diferencial uma comunidade acolhedora, ativa e vibrante no WhatsApp. Nesse espaço, participantes irão trocar vídeos e experiências, tirar dúvidas e se apoiar mutuamente, fortalecendo os laços durante e após o período do desafio. Onze Instrutores certificados também estarão disponíveis para oferecer suporte e orientação ao longo da jornada.
Em 2024, novos instrutores foram formados em Kemetic Yoga. Em outubro de 2024 Salvador sediou a certificação conduzida pelo Mestre Yirser Ra Hotep e promovida pela pioneira Yoga Skills. Hoje, o Brasil conta com 80 instrutores de yoga de base africana. O programa de formação contou com 200 horas de conteúdo, abrangendo história, filosofia africana, neurociência, nutrição, fisiologia e técnicas práticas ao longo de seis meses de aulas.
Com o fortalecimento da Kemetic Yoga no Brasil, essa prática vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento como uma ferramenta de empoderamento e reconexão com as raízes africanas.
A crescente formação de instrutores tem permitido que mais comunidades tenham acesso a uma abordagem que une história, filosofia e bem-estar integral. O Desafio Ma’at Ka tem como proposta difundir a prática da Kemetic Yoga ao maior número de pessoas pretas no Brasil.