fbpx

Publicidade

Orlando Caldeira dirige peça na Bienal Internacional de Artes Circenses na França

Após recuperação de acidente grave, Orlando também assume preparação de elenco para série na Globoplay
O ator e diretor Orlando Caldeira tem alçado novos voos

Publicidade

O ator e diretor Orlando Caldeira tem alçado novos voos, indo direto à França para apresentar um espetáculo que dirige na Bienal de Artes Circenses. “Macacada” é uma produção pluridisciplinar, que envolve circo, dança, teatro, instalação e audiovisual, fruto de uma pesquisa da artista e pesquisadora brasileira Maïra, que assina a direção junto de Orlando.

Com base no pensamento contra colonial do mestre e filósofo quilombola Nego Bispo, Maïra se assume macaca na Europa para provocar uma crítica à ruptura entre natureza e cultura na epistemologia ocidental hegemônica. “Macacada” é um malabarismo de pensamentos, uma encruzilhada de disciplinas artísticas e um verdadeiro manifesto pela vida e os viventes.

“A maior importância do espetáculo é difundir cada vez mais a obra e o pensamento do mestre Nego Bispo, sobretudo aqui na Europa, e fazer uma reflexão mostrando que o pensamento eurocêntrico que nos julga selvagem é o oposto. Nossas origens “afropindorâmicas” são repletas de tecnologias, ciência e cultura”, conta Orlando.

O ator e diretor Orlando Caldeira tem alçado novos voos

O espetáculo integra a Bienal Internacional de Artes Circenses na França, que acontece de 9 de janeiro a 9 de fevereiro. Antes, a peça estreia em 23 de janeiro no Théâtre des Salins, em Martigues, onde tem outra sessão no dia seguinte; em 25 de janeiro, a apresentação ocorre no Théâtre Antoine Vitez, em Aix en Provence. Por fim, em 8 de fevereiro, integrando a Bienal de Artes Circenses, a peça será apresentada no MUCEM, em Marseille.

Orlando trabalha com direção desde 2016, já realizando a função em oito espetáculos. Em 2024, foi indicado ao Prêmio Shell, e ganhou o Prêmio PRIO de Humor do Fábio Porchat pela direção do espetáculo “Pelada: A Hora da Gaymada”.

Seus últimos trabalhos como ator incluem a novela “Vai Na Fé” e a série “Dona Darci”, no Multishow, e participações de vídeos do canal Porta dos Fundos. Além de ator e diretor, Orlando também atua em outras áreas da produção artística. Em 2024, foi responsável pela preparação de elenco da terceira temporada de “Encantado’s”, série original do Globoplay que estreia em 2025. Entre os nomes do elenco, estão Luís Miranda, Vilma Melo, Evelyn Castro, Dandara Mariana, Tony Ramos e Eliane Giardini.

Em 2024, o ator, que também é diretor de movimento, passou mais de 20 dias hospitalizado por decorrência de um acidente de trânsito em Salvador durante o Carnaval, onde sofreu um traumatismo craniano e foi submetido a cirurgias, além de um coma induzido. Para o ator, essa pausa no trabalho para se recuperar foi de suma importância.

“Consegui tirar proveito desse tempo de pausa e o utilizei para me instrumentalizar ainda mais, lendo muitos livros, estudando e aprofundando minha relevância e importância como comunicador de um lugar mais maduro e consciente. Esse tempo ajudou bastante para amadurecer ainda mais e olhar com calma para muitas questões. Voltar à ativa nesse gás com esse espetáculo em um dos principais festivais de circo da Europa, e que mobiliza todo o Sul da França, não tem preço.”

O lado ator de Orlando continua em foco e ele não esconde a vontade de voltar a atuar assim que voltar ao Brasil.

“De volta ao Brasil estou ansioso para retomar também ao trabalho de ator na TV. Tem projetos engatinhados já, não posso falar muito sobre, mas em breve estarei de voltar na sua telinha sim!” – completa.

Publicidade

Última atualização em: 23 de janeiro de 2025 às 9:42

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados