O mês da Consciência Negra destaca uma jornada de luta e resistência para a população negra, abrangendo não só o combate ao racismo, mas também reflexões profundas sobre heranças culturais e familiares. Um tema cada vez mais urgente nessa discussão é a educação positiva de filhos negros, que busca romper com padrões educativos que, durante séculos, naturalizaram o uso de punições físicas na criação de crianças.
A atriz e influenciadora Maíra Azevedo, conhecida por seu trabalho voltado para temas raciais e de educação, fala sobre a importância dessa abordagem. Embora essa prática tenha sido historicamente comum, muitos pais, mães e responsáveis negros estão ressignificando esse legado para criar filhos com autonomia e autoestima.
“Educar com afeto e respeito é uma forma de desarmar as violências diárias que a sociedade impõe ao nosso povo. No passado, nossos antepassados eram ensinados a corrigir os filhos com rigor, mas agora sabemos que, para as crianças negras, a autoestima e a segurança emocional são tão importantes quanto a disciplina”, ressalta.
A educação positiva se baseia em incentivar o diálogo, acolher as emoções e fortalecer a autoimagem. Para filhos negros, crescer com apoio emocional é fundamental para enfrentar as adversidades raciais ainda presentes.
“A educação positiva é uma resistência, pois educar com gentileza e respeito é também construir um lugar de força. Precisamos ensinar nossas crianças que merecem o amor e o cuidado, e que são capazes de mudar o mundo. A educação positiva com crianças pretas é revolucionário. Precisamos assegurar que nossas crianças tenham a certeza que o respeito é um direito”, complementa.
Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, a baiana tem seu nome em produções renomadas e soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais.
Em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais. Além de compor o elenco de “Humor Negro” e uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow, ela fez a Carol em “Rensga Hits!” da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; deu voz a Dora, no desenho animado “As Aventuras de Amí”, do canal Futura; e “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.