A série ‘Vida de Professor’, criada pelo influenciador e educador João Pedrosa, está mudando a forma como a Educação é vista e debatida na internet. O episódio desta semana, já disponível em seu Instagram , apresenta a história inspiradora do professor Fábio Augusto do Amaral, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Ele revela que a docência entrou em sua vida por acaso, mas, mesmo diante de desafios, acredita no poder do professor em engajar os alunos e despertar o interesse pela educação.
“Aquela forma tradicional de ensinar, é muito difícil chamar a atenção dos alunos hoje. Porque as informações estão de todos os lados. A sala de aula deixou de ser atraente. Ninguém consegue mais ficar prestando atenção por uma ou duas horas. É um caminho que a gente tem que aprender o tempo inteiro”, conta Fábio.
Em seu projeto, João ressalta que o objetivo é criar um espaço de troca, onde educadores se sintam valorizados e alunos compreendam a importância do aprendizado. Além de humanizar o ensino e mostrar que a educação é um processo de colaboração.
“Através de histórias como a do professor Fábio, a série inspira estudantes a valorizarem a Educação e entenderem os desafios enfrentados pelos docentes, que possuem uma vida igual a deles no dia a dia. A abordagem acessível e envolvente ajuda a tornar o aprendizado mais próximo da realidade dos alunos, despertando maior interesse e empatia. E somando para que a profissão seja ainda mais valorizada”, explica João Pedrosa.
Quando se fala sobre rede de apoio, para os professores que João Pedrosa se encontra no dia a dia, “Vida de Professor” tem servido como um espaço de acolhimento e motivação, mostrando que, mesmo em meio a dificuldades, é possível fazer a diferença na vida dos estudantes.
“Recebo mensagens de educadores dizendo que se sentem menos sozinhos depois de assistir aos episódios. Isso me motiva a continuar criando conteúdos que representem a realidade de quem está em sala de aula,” reforça João Pedrosa.
O episódio da semana é mais um exemplo de como a série tem o potencial de transformar a visão sobre o papel do professor, conectando educadores e alunos e reforçando a importância da Educação como ferramenta de mudança social.