Estourada na internet com o bordão “Respeita o meu close”, a atriz e influencer Isa Black Woman, de 29 anos, ganha visibilidade saltando para novas e promissoras telas. Este mês, ela chegou em “Confia: Sonho de Cria” (Globoplay), filme do diretor Fábio Rodrigo e protagonizado pelo MC Cabelinho. Em breve a atriz estará em “Fábrica de Sonhos”, fime de Guel Arraes em comemoração aos 60 anos da TV Globo. Sempre com o viés da comédia, Isa também aborda questões sociais e chama a atenção em sua página no Instagram para o que é importante e precisa ser resolvido em seu bairro como, por exemplo, a falta de água e saneamento básico.
Isa foi convidada para interpretar a Cibele em “Confia: Sonho de Cria”, uma gerente de loja de grife que se depara com situações delicadas em sua rotina profissional ao ter que lidar com o público de classe alta. E a atriz sabe bem como funciona a rotina no comércio varejista: no início de sua carreira profissional trabalhou 12h por dia em seis dias da semana no varejo de luxo e viveu na pele, ao longo de 10 anos, as adversidades da profissão. “Amei fazer a Cibele, pois me lembrei da minha vivência. Fui vendedora de loja de varejo de luxo por 10 anos e, quando falamos de moda, não tem como não observar a falta de representatividade de pessoas negras nesses espaços. Foi uma delícia gravar e fazer parte desse projeto realizado através de muitas mãos de pessoas negras, e isso, no audiovisual, é um acontecimento que aquece o coração”, declara Isa.
Já em “Fábrica de Sonhos”, a atriz vai interpretar uma irreverente recepcionista dos Estúdios Globo que vive em duas épocas diferentes, desde a construção da emissora até os dias atuais, e se sente a dona da portaria. Os primeiros passos de Isa como atriz foi no curso de teatro “Coletivo Preto – Nova visão”. A partir daí, algumas oportunidades surgiram na sequência, entre elas o espetáculo online “Pelada”, sob direção de Orlando Caldeira; o longa-metragem “A Vilã das Nove”, de Teo Poppovic; e a série “Vizinhos”, do Canal Brasil, sob direção de José Eduardo Belmonte e Letícia Prisco.

Com uma mente inquieta e uma fala vibrante, emanando positividade por onde passa, Isa parece estar ligada o tempo todo nos 220 volts. Mãe de Dandara, Ícaro e Zuri, a atriz não mede esforços para realizar seus ‘sonhos de cria’, e está sempre disposta e motivada a continuar indo atrás de novos projetos. E as perspectivas profissionais para 2025 são as melhores possíveis. Sem abandonar as redes sociais, onde seu coração bate mais forte e onde tudo começou, este ano Isa ainda pretende retornar aos palcos com o seu monólogo de humor “De Repente Mãe de 3”, em que retrata as delícias e desafios em ter três filhos e conciliar suas diversas jornadas de trabalho. E também está finalizando o seu primeiro livro infantil dedicado ao seu filho Ícaro e todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com a carga horária de trabalho puxada e a chegada da pandemia, Isa resolveu mudar completamente e dedicar mais tempo para os seus filhos. Foi aí que decidiu deixar de ser CLT e passou a empreender nas redes sociais e investir na arte de fazer humor digital por meio do perfil no Instagram. A chegada de forma intensa nas redes aconteceu em 2021, com a ideia inicial de fazer vídeos de challengers de moda e estilo. O inusitado aconteceu durante uma gravação, quando o sapato scarpin guardado há anos descolou e “deu uma língua” no meio do vídeo. A cena chamou a atenção da atriz, que reagiu com bom humor.
“Achei muito engraçado e exclamei ‘quem vê close, não vê corre’! Na hora tive um insight de gravar um vídeo sobre isso, e esse vídeo viralizou. Mas foi no Dia da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha que Isa Black Woman viu sua vida mudar de rumo. “Produzi um vídeo com essa temática e tive o primeiro viral, com alcance de 4 milhões de visualizações. No dia seguinte percebi que tinha potencial de ser um quadro – porque não?”. Atualmente seu perfil no Instagram conta com mais de 190 mil seguidores.
Isa também deixa sua marca profissional no setor social. Em parceria com o Projeto Gaia, que foi criado pela doula Laura Torres e mais quatro mulheres, a influencer participa como voluntária, uma vez por mês, de uma roda de conversa para mulheres, mães e gestantes no Lixão de Itaoca na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, onde levam acolhimento, informações e ainda ajudam com doações de itens básicos para os moradores daquela região. Com mensagens motivacionais e a sua risada, que virou protagonista de seus vídeos, Isa Black Woman é uma mulher libriana que não deixou sua criança interior morrer, seguindo plena de graça, leveza e um carisma irreverente. “A graça faz dar beleza e sentido a tudo que a gente se propõe a fazer”, conclui a atriz.