fbpx

Publicidade

Conheça a premiada Sol Miranda, atriz que brilhou no filme “Regra 34” e agora está na série “Dom”, do Prime Video

Ela também será protagonista em uma obra que será lançada no segundo semestre deste ano
Conheça a premiada Sol Miranda, atriz que brilhou no filme "Regra 34" e agora está na série "Dom", do Prime Video

Publicidade

Cria de Brás de Pina, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, a atriz Sol Miranda vive um momento de visibilidade em sua carreira. Na última semana, Sol estreou na terceira temporada da série Dom, do Prime Video, da Amazon, onde ela é casada com o personagem do ator André Ramiro. 

A atriz também aparece no filme Grande Sertão, adaptado do romance de Graciliano Ramos, Grande Sertão: Veredas, onde ela era uma professora que contracenava com o personagem do Caio Blat criança e também com Rodrigo Lombardi.

Sol Miranda teve seu primeiro contato com as artes ainda na infância. Formada em Letras/Literatura, ela também é atriz, realizadora, pesquisadora, produtora e articuladora cultural. Aos 23 anos tornou-se mãe e hoje, assim como a maioria das mulheres jovens no Brasil, concilia carreira e maternidade. “A maternidade fez nascer em mim um olhar que me faz utilizar o meu fazer profissional para colaborar na distribuição de oportunidades, especialmente para a população menos assistida pelas políticas sociais. Uma colaboração coletiva que busca oportunizar pessoas e projetos que não têm acesso à informação”, explica.

Conheça a premiada Sol Miranda, atriz que brilhou no filme "Regra 34" e agora está na série "Dom", do Prime Video
Sol Miranda | Foto: Daniel Barboza

Em paralelo à carreira artística, Sol também é cofundadora da companhia Emú de Teatro, uma iniciativa que se desdobra na produtora Emú Produções Artísticas e Culturais, na Cia Emú de Teatro. Dentro do seu ativismo nas artes negras, a atriz também coidealizou o projeto “Segunda Black”, um espaço de encontro, pesquisa e apresentações de experiências cênicas de artistas negros, vencedor do Prêmio Shell de Teatro em 2019 na categoria inovação, e do Prêmio Questão de Crítica em 2019.

“São projetos que me enchem os olhos e ser premiada por uma iniciativa que leva geração de renda e produção artística de pessoas negras é um duplo reconhecimento. Só chegamos ao ponto de receber essa aprovação por trabalhar em equipe, pensando sempre no coletivo, onde quando um ganha, todos saem com a premiação”, pontua.

Como ativista, recebeu a Homenagem Carolina Maria de Jesus da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por iniciativa da deputada estadual Renata Souza. Sol usa sua arte para fortalecer causas como “Cultura sem Racismo”; Regularização do “Fundo Municipal da Cultura”; “Renda Básica Emergencial”; “Lei Aldir Blanc”; ONG Criola, dentre outras.

Depois de protagonizar o filme Regra 34, de Julia Murat, que rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema Iberoamericano Huelva, na Espanha, e o prêmio de Melhor Interpretação no Festival Mix Brasil para Sol Miranda, no próximo semestre, a atriz será uma das protagonistas do filme “Conte-nos Sobre Isso, ou Se Preferir Não”, do diretor Lucas Vasconcelos, que explora o adultério e a infidelidade.

Na trama, ela é casada com a personagem do ator Diego Rodda. O curta-metragem conta a história de um homem que trai sua esposa com uma jovem de 22 anos. A trama se desenrola durante o Ano Novo de 2019/2020, na qual coincidentemente, a esposa e a amante se encontram em uma festa. O caos se instaura, transformando o apartamento em uma verdadeira panela de pressão.

Publicidade

Última atualização em: 12 de julho de 2024 às 11:07

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados