A história de sucesso de Zica Assis, idealizadora e proprietária do Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados que conta com 32 unidades em 5 estados brasileiros, reflete o verdadeiro significado do afroempreendedorismo feminino mediante as adversidades da desigualdade social brasileira.
Hoje, a carioca de 63 anos é uma referência e inspiração para inúmeras mulheres pretas e periféricas que buscam novas oportunidades de participação e crescimento social e econômico, além de palestrante e influenciadora – com mais de 77 mil seguidores -, bastante requisitada por empresas que buscam alinhamento com cases de empreendedorismo que refletem um verdadeiro propósito social e inclusivo como valor agregado.
Na verdade, a influência do seu cabelo crespo, razão do seu crescimento profissional e da existência do seu negócio vitorioso, sempre esteve presente na vida da empresária, marcando bons momentos e outros nem tanto assim.
Aos 9 anos, já trabalhando como babá, sofreu preconceito da patroa, incomodada com o volume e aparência do seu cabelo, fato que a levou a alisá-lo para poder manter o emprego e que marcou para sempre a sua trajetória pessoal e profissional.
Criada na favela Catrambi, no Rio de Janeiro, em uma família composta por mãe lavadeira e 12 irmãos, os cabelos voltam a protagonizar a vida de Zica aos 21 anos, quando já bastante reconhecida pela qualidade do seu trabalho de empregada doméstica nas mansões do Alto da Boa Vista, profissão que exerceu até os 33 anos, resolveu cortar o cabelo alisado e assumir seu black power genuíno.
Nesse ínterim, fez um curso de cabeleireira na Paróquia que frequentava, apaixonando-se pela profissão que iria mudar sua vida.
Em busca de soluções para o tratamento do próprio cabelo, começou a misturar diversos ingredientes em uma bacia com uma colher de pau e, depois de vários testes entre erros e acertos, chegou a um resultado que despertou a atenção de uma prima que ficou encantada com seus cachos, fato que a estimulou a iniciar seu negócio de sucesso.
Obstinada, convenceu o marido a vender seu táxi e, junto com um irmão e uma amiga, abriu, em 1993, a primeira unidade do Instituto Beleza Natural, que hoje lidera o segmento no país, no fundo do quintal de uma casa na Tijuca.
Passados 30 anos, Zica lidera com desenvoltura a maior rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil, com cerca de 32 unidades de negócio em operação, dentre institutos e quiosques nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, e sua fábrica própria, a Cor Brasil Cosméticos, empregando cerca de 1,5 mil colaboradores, com a proposta de oferecer, mais do que serviços e produtos, a valorização da autoestima, bem estar e inclusão do seu público-alvo, hoje formado por mais de 100 mil clientes mensais apenas no segmento de tratamentos e serviços oferecidos pela rede de institutos.
Por sua trajetória a empreendedora foi eleita uma das dez Empreendedoras do Novo Brasil pela revista Você S.A e pelo Instituto Empreender Endeavor e Empreendedora do Ano, pela Ernst & Young, em 2006. Em 2007, foi considerada a Mulher mais Influente do Brasil, na categoria Empreendedorismo, pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil, recebendo ainda, em 2012, o Prêmio Claudia, da Editora Abril, na Categoria Negócios. Em 2013, fez parte da lista das 10 Mulheres de Negócio Mais Poderosas do Brasil, promovida pela Revista Forbes internacional, e foi escolhida Empreendedora do Ano pelo Estadão PME.
Com sua história de empreendedorismo, desafios e superações em busca de um objetivo que, a princípio, parecia inalcançável, a trajetória de Zica parece um filme de ficção sobre a menina de cabelo “feio” que virou sinônimo de cabelos lindos e empoderados para milhares de mulheres de todo o Brasil.
Um sonho que a força e determinação feminina tornou-se realidade na forma de um império empresarial