Que tal começar o ano se aquilombando e construindo possibilidades entre pessoas negras? Com esta proposta, estão abertas inscrições para a primeira edição Preta Pitch, uma rodada de negócios exclusiva para pessoas negras que atuam nas artes e na produção cultural. Organizado pelos produtores Magna Oliveira, Lucas Vasconcelos e José de Assis Júnior, o evento é uma oportunidade única para aqueles que desejam expandir seus horizontes no campo da cultura e conectar-se com outros profissionais da área. A atividade acontece neste sábado, 11, de 15h às 18h, na Funarte MG. As inscrições são gratuitas pela Sympla: Preta Pitch – Rodada de negócios culturais para pessoas negras em Belo Horizonte – Sympla.
A ideia surgiu quando os produtores perceberam que apesar de conhecer pessoas negras do setor cultural, tem dificuldade de relacioná-las com as atividades que executam. A proposta é que cada participante tenha uma fala para apresentar suas habilidades, experiências e negócios. “Queremos saber o que cada pessoa faz de fato. A ideia é um encontro para partilhar o alimento e fortalecer a troca profissional”, reflete, Lucas. Magna Oliveira explica que a ideia é somar forças e partilhar fazeres e saberes. “É um encontro preto para potencializar nosso planejamento para 2025, ou seja, dialogar sobre o entendimento de quem somos nós no mercado”, afirma.
Haverá um coffee-break colaborativo em que cada participante é convidado a levar algo de beber ou comer para partilhar. “Será uma experiência enriquecedora e cheia de possibilidades. Bora aquilombar nossos caminhos!”convida, o produtor José de Assis Júnior.
Sobre os organizadores
Junior é produtor cultural e de eventos. Com vasta experiência em produções de grande e médio porte, é graduado em Comunicação Social pela UFJF, estudou cinema na mesma universidade e Direito na UniArnaldo. Com passagem pela Banda Jota Quest, Bloco Afro Angola Janga e produção de artistas independentes, é cofundador do Festival Samba Pro Meu Povo e, atualmente, é responsável pelo setor de eventos da Sympla. É também apresentador do podcast Que Leveza é Essa, no Spotify.
Lucas de Vasconcellos é um profissional multidisciplinar atuante nas áreas de museologia, curadoria, produção cultural, pesquisa e gestão. Possui mestrado em Artes pela EBA/UFMG, é bacharel em Museologia pela mesma universidade. Possui trajetória na concepção e coordenação de exposições e projetos culturais. Com vasta experiência em produção executiva de eventos culturais de grande porte, gerencia logística, equipes, orçamentos e estratégias de captação de recursos. Além disso, atua como consultor em museus, instituições culturais, empresas e governos, desenvolvendo planos museológicos, exposições e programas culturais. Como artista e pesquisador, explora contextos históricos e culturais, conectando arte, cultura e memória social.
Magna Oliveira é comunicóloga, mestra em educação, contadora de histórias. É professora e agroecológica. Atua como coordenadora, produtora cultural. Atualmente é curadora do Tiradentes em cena. É também produtora da rapper Sarah Sampp, sua filha.
Serviço
1ª edição Preta Pitch
Data: 11 de janeiro (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: Funarte MG – Galpão 2 (Rua Januária, 68 – Centro – BH)
Inscrições gratuitas via Sympla: