A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6)
O desenhista e escritor Ziraldo morreu aos 91 anos, neste sábado (6). O criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” morreu dormindo, em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela família do artista.
Nos anos 1960, Ziraldo usou a arte para combater a ditadura brasileira. Junto a nomes como o cartunista Jaguar e os jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral, o escritor Sérgio Porto, Millôr, entre outros, fundou O Pasquim, jornal que foi feroz crítico do regime militar que matou e torturou milhares de pessoas no Brasil
![](https://www.pretessencias.com.br/wp-content/uploads/2024/04/ziraldo-e1712436472874-1024x575.webp)
O velório será às 10h deste domingo (7) na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro. O sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.
O mineiro iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…” e nos anos seguintes trabalhou para veículos como “A Cigarra” e “O Cruzeiro”. Em 1958, casou-se com sua então namorada, Vilma Gontijo. Com elas teve três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.
Ziraldo publicou a “Turma do Pererê” no começo dos anos 1960, sendo um grande sucesso e a primeira revista brasileira de quadrinhos do gênero infantil escrita por um único autor.
Em 1980, Ziraldo lançaria seu grande êxito e um dos maiores fenômenos dos quadrinhos brasileiros, “O Menino Maluquinho”. A obra deu origem a peças, livros, série e dois filmes.