O Ministério da Igualdade Racial (MIR), por meio de uma parceria entre Ministério das Comunicações (MCom), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério do Turismo (MTur) participou da entrega de 14 computadores para a Comunidade Kalunga (GO) que abrange os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. A localidade já tem acesso a wi-fi e poderá utilizar os computadores imediatamente. Mais equipamentos serão entregues ao longo de novembro, como parte da celebração do mês da consciência negra.
O MIR atuou dentro do Programa Computadores para Inclusão, do MCom, que visa ampliar a inclusão digital no país, levando às comunidades computadores recondicionados nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). O Ministério indicou organizações para distribuição de 250 equipamentos. Dentre elas, escolas e organizações quilombolas, de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, de terreiro, ciganas e outras organizações negras da sociedade. Essa indicação se deu em diálogo com as organizações da sociedade civil que demandaram acesso ao programa.
“A entrega de computadores para comunidades tradicionais representa um passo importante para a política digital e para a ampliação e fortalecimento do empoderamento dessas comunidades”, afirma Wdson Lyncon, coordenador de Participação Social e Diversidade do MIR.
Para o coordenador, o acesso a computadores “é também o acesso ao mundo e a possibilidades de fortalecimento de redes comunitárias, da educação, da cultura e sobretudo dos instrumentos necessários para o acesso à informação e o desenvolvimento de estratégias de comunicação territorial.”
Investimento – O Ministério das Comunicações investiu mais de R$44 milhões no Programa, viabilizando a promoção da inclusão digital no país. Ele já soma, desde sua criação, um volume de38,8 mil computadores doados, compondo mais de 2,7 mil Pontos de Inclusão Digital – PIDs, distribuídos para 812 municípios brasileiros.
Os beneficiados ainda tiveram acesso 156 cursos, resultando na formação de mais de 37,7 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Além disso, os CRCs já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, ultrapassando 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.