Os destroços de um avião que transportava o vice-presidente do Malawi (Sudeste da África) foram encontrados sem sobreviventes, disse o presidente Lazarus Chakwera. Saulos Chilima e outros nove passageiros sobrevoavam o território do país quando a aeronave desapareceu dos radares do aeroporto. Segundo informações oficiais, havia mau tempo no momento.
Os soldados vasculharam a floresta de Chikangawa durante a noite e pela manhã, encontrando os destroços do avião sem sobreviventes.
O Dr. Chilima, 51 anos, estava a caminho para representar o governo no enterro do ex-ministro do governo Ralph Kasambara, que morreu há quatro dias. A ex-primeira-dama Shanil Dzimbiri também estava no voo, que decolou da capital, Lilongwe, na manhã de segunda-feira.
O avião deveria pousar no aeroporto da cidade de Mzuzu, no norte do país, mas foi impedido devido à pouca visibilidade.
Os militares estão a transportar os restos mortais do Dr. Chiima e das outras vítimas para Lilongwe, disse o presidente, acrescentando que os preparativos para o funeral serão anunciados oportunamente.
Chilima era vice-presidente do Malawi desde 2014. Ele era muito querido no Malawi, especialmente entre os jovens, informa a agência de notícias AFP.
Em 2022, ele foi acusado e preso sob alegações de que aceitou dinheiro em troca de fraudar contratos governamentais. Ele negou qualquer irregularidade. No mês passado, o tribunal retirou as acusações, sem dar motivos para a decisão.
Dr Chilima deixa sua esposa, Mary, e dois filhos, Sean e Elizabeth.