Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2025, está desaparecido após notícias de que teria sido linchado por soldados israelenses.
Yuval Abraham, outro diretor da produção, acusou em suas redes sociais que Ballal foi atacado por “colonizadores” de Israel. Os relatos também indicam que o diretor teve ferimentos no estômago.
Veja o relato completo: “Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.”
Yuval Abraham é jornalista e dirigiu o documentário Sem Chão ao lado de Ballal, Rachel Szor e Basel Adra.
De maneira brilhante e visceral, Sem Chão expõe o processo histórico que tem perpetrado o genocídio da população palestina. A história tem como fio narrativo Adra, sua família e sua comunidade.
O longa começa por volta de 2009, com filmagens rudimentares de demolições coordenadas pelo exército israelense na comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, um conjunto de pequenas aldeias palestinas que sofrem pressão violenta das forças ocupadoras para deixar o local, onde muitas das famílias dos moradores vivem há mais de século.
Sem Chão ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros e chega ao streaming Filmelier+ em abril.