fbpx

Publicidade

Após ataque aos símbolos afro feito por Cláudia Leitte, Ministério Público do Estado da Bahia promove audiência pública sobre casos similares

Após ataque aos símbolos afro feito por Cláudia Leitte, Ministério Público do Estado da Bahia promove audiência pública sobre casos similares

Publicidade

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizará no próximo dia 27 de janeiro uma audiência pública para debater a proteção das religiões de matriz africana as ações que visam violentar esse patrimônio histórico e cultural do Brasil A audiência acontece como reação é ao caso envolvendo a cantora Claudia Leitte, que alterou a letra de sua música Caranguejo , substituindo o nome da orixá Iemanjá por “Yeshua”, termo associado a Jesus em algumas correntes cristãs.

Programada para acontecer às 14 horas na sede do MP-BA, em Salvador, a audiência pretende criar medidas preventivas em áreas como a cultura, educação e legislação para que os a fé praticada nas religiões de matriz africana e tudo que a envolve não sejam atacados por ações como a de Leitte.

Um inquérito civil foi instaurado pelo MP-BA após a denúncia formalizada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras (Idafro). A investigação visa apurar possíveis danos morais causados pela modificação da canção de Claudia Leitte.

Alteração da letra, crentelhismo cultural e posicionamento de Claudia Leitte

Convertida ao cristianismo desde 2014, Claudia Leitte parece se esquecer que o ganha pão dela nasceu da criatividade preta. Como boa parte do país, a cantora quer contaminar com sua crença cristã as expressões tradicionalmente afro-brasileiras, mas sem largar o osso de continuar explorando a música afro.

Em entrevista recente, a Cláudia comentou o caso, afirmando que o racismo é um assunto sério e que deve ser discutido de forma profunda.

A cantora, no entanto, age apenas jogando confete para seus acríticos seguidores. Ao declarar que tem “compromisso com valores como respeito, solidariedade e integridade”, apenas usa jargões superficiais para não assumir suas responsabilidades.

Publicidade

Última atualização em: 17 de janeiro de 2025 às 10:56

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados