Apostar na democratização da beleza com produtos altamente tecnológicos tem se comprovado como uma vantagem competitiva para a Avon, garantindo sua liderança na categoria de maquiagem no Brasil, segundo dados da Kantar de 2023. Há cerca de quatro anos, a Avon lançou o movimento #EssaéMinhaCor, com o objetivo de ampliar a representatividade de mulheres negras tanto no portfólio da Avon, quanto em suas peças publicitárias e quadro de colaboradores. Desde então, a marca não só já incorporou 11 tonalidades de pele negra em mais de 50 novos produtos de maquiagem, como convidou mulheres negras a protagonizarem campanhas como Cris Vianna, Daniele Da Mata, Ana Paula Xongani, Magá Moura, Geovana Ribeiro, Glória Abreu, Lub Big Queen, Odara, Onika Bibiano e Vilma Caetano. Atualmente, Jojô Toddynho é embaixadora da marca.
Tássio Santos, o talentoso maquiador e criador de conteúdo por trás do perfil @herdeiradabeleza, é hoje uma das vozes mais influentes na luta contra o racismo cosmético no Brasil. Renomado especialista em maquiagem para pele negra, Tássio explora os portfólios e posicionamentos de diversas marcas em seu primeiro livro “Tem Minha Cor?”, que terá lançamento oficial em São Paulo no dia 11/7 e em Salvador, ainda sem data definida. Entre as marcas reconhecidas por suas práticas exemplares na promoção da diversidade, a Avon é um destaque na publicação. Ele também ele comenta sobre a cultura de beleza que estamos construindo, que não apenas valoriza todos os tons, texturas e expressões, como também constrói autoestima através da autonomia. Um exemplo é a história de Dona Nelcy, Consultora de Beleza Avon há 30 anos, que está presente na obra.
Recentemente, a marca também convidou Tássio Santos para conversar, em suas redes sociais, sobre o papel da marca na transformação do mercado cosmético, como a reformulação da cartela de tons da linha Power Stay. “Apesar desse movimento já ter completado quatro anos, ele ainda não terminou. Um dos diferenciais da marca é criar a partir de pessoas reais, levando as nossas vivências para o time de marketing e laboratório. Eu falo da Avon no meu livro porque eu acho que eles estão trilhando um caminho muito bonito para entregar o que seu público precisa”, explica Tássio.