Projeto oferece bolsas durante 6 meses e tem como objetivo preparar os jovens integralmente por meio de uma educação empreendedora
Uma formação empreendedora a partir de uma lógica humanizada e oferta de bolsas de estudos para jovens universitários que desejam empreender. É com este objetivo que o Instituto Sara Raimundo será lançado no dia 25 de abril, no espaço da Google, em São Paulo. A organização educacional e sem fins lucrativos, mantém viva a memória da jovem empreendedora que morreu há um ano, após sofrer um mal súbito, durante um voo a caminho do evento Brazil at Silicon Valley, na Califórnia (EUA).
O programa, com duração de seis meses, é voltado para jovens entre 18 e 29 anos, de todo território nacional, que estejam cursando a universidade. A formação consiste em uma trilha de conhecimento nas áreas de empreendedorismo, aulas de inglês e auxílio psicológico. Além disso, cada bolsista receberá o valor de R$ 700 durante os 6 meses, com prioridade para para pessoas negras e periféricas.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no site do instituto (www.institutosararaimundo.com) entre os dias 3 e 28 de junho de 2024. Os perfis serão analisados e os selecionados serão convocados para entrevistas on-line. Gilmar Bueno, fundador e CEO da UnicaInstancia relembra como a instituição foi idealizada a partir de um sonho antigo compartilhado com a jovem empreendedora Sara Raimundo.
“A Sara acreditava muito em mim e quando contei o porquê da criação do instituto, ela confiou desde o início e se disponibilizou completamente. Ela era uma ótima estudante de direito, excelente advogada e extremamente competente empreendendo. Sara se movimentava para promover mudanças, e essa inquietude de sempre querer mais também é um reflexo dela no instituto. E é como a história dela está ligada ao projeto: nós conversávamos muito sobre como seria importante termos mais referências de empresários como nós, então a gente concordou que o caminho era criar um ambiente favorável, que impulsionasse mais pessoas que tivessem esse mesmo desejo de empreender. Além de reposicionarmos o nome dela no holofote do que ela sempre representou: exemplo, esperança e excelência”, afirma.
A empresária e co-fundadora do Instituto, Jaciana Melquiades, destaca que o objetivo da instituição é potencializar o que já tem de extraordinário em cada pessoa.
“A bolsa existe para que jovens como a Sara Raimundo tenham a oportunidade de potencializar seus sonhos. Em todas as formações que participei aprendi muito sobre diferentes ferramentas de gestão e negócios, mas senti falta de um direcionamento que levasse em consideração a nossa autoestima, e o processo de nos enxergarmos possíveis enquanto gestores e líderes. Então esse é o diferencial da nossa instituição, para além da formação educacional, queremos impulsionar nesses jovens a possibilidade de devolver para as suas comunidades toda expertise e ensinamentos que fazem eles serem quem são!”, afirma Jaciana.
Quem foi Sara Raimundo
Sara Raimundo era uma jovem negra, cria da favela do Antares, Zona oeste do Rio de Janeiro. Perdeu a mãe aos 20 anos, e o pai em 2021, vítima da Covid-19. Foi aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde ingressou em 2015, para cursar Direito. Na universidade conheceu Gilmar Bueno, se tornaram sócios, e em 2020 fundaram a Unicainstancia, fintech que ajuda pessoas prejudicadas com cobranças indevidas em contas domésticas. A empresa teve reconhecimento internacional da organização BeyGood, da popstar Beyonce, e investimento do Google For Startups.
Serviço
Inscrições: 08 a 27 de abril
Início do Programa: Julho de 2024
Duração: 6 meses
Carga horária: 160hFormação: Aos sábados