“Quantas vezes tive a impressão / que o mundo não me queria / quantas vezes tantos nãos / eu não sabia do amor / os traumas fecham a percepção” são os versos iniciais de “Esperança”, lançamento da cantora Vanessa da Mata que chega nesta sexta-feira, 11, em todas as plataformas digitais. A música é o primeiro single do próximo álbum da artista, o “Todas Elas”, que será lançado nas próximas semanas.
A música propõe uma reflexão sobre a expansão amorosa como um todo. É uma amplificação do amor, do próprio existir, da emergência de ter prazer em si com o todo. “Quantas vezes me permiti amar, estar viva. Amar a consciência da minha presença. Me curar e me conhecer para poder me acolher e não depender do amor de outrem, ou do marketing de amores externos que nos bombardeiam o tempo todo, como se não fôssemos capazes de nos dar equilíbrio, força, sonhos, autopreservação, possibilidade de estar inserida no mundo, em um pôr-do-sol. Amando simplesmente qualquer descoberta, muito além de uma autoajuda. Existir, amar em um retroalimentar do todo para si mesmo. Ser feliz em sentir consciência da sua própria existência, com a consciência de que somos todas uma só”, reflete a artista sobre a mensagem da música.
“O público pode esperar desse disco mais poesia. A produção é minha, as músicas são todas minhas e terá parcerias maravilhosas, como Robert Glasper, Jota.pê e João Gomes. Robert é americano e considerado o primeiro cara do jazz no mundo, um nome para ficar atento. Uma participação linda do João Gomes em uma música que escrevi, um reggae maravilhoso com o Jota.pê”, conta a artista.