Um dos nomes mais famosos da nova geração do trap, Oruam lança nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, seu primeiro álbum de estúdio: “Liberdade”. Com a representação de sua família completa na capa do álbum, “Liberdade” é composto por 15 faixas e traz produtores musicais e participações especiais de grandes nomes da cena. O lançamento é pela Mainstreet Records. O disco chega um dia após o trapper ter sido detido pela polícia militar por furar uma blitz no Rio de Janeiro.
Composto por músicas que já tiveram trechos vazados e são ansiosamente aguardadas pelo público, está “22 Meu Vulgo” (produção de 1nobuddy e Gigant), faixa de trabalho que dá voz às suas vivências e sentimentos mais íntimos, sem censura. Ela chega com videoclipe no YouTube no mesmo dia do lançamento do álbum.
Entre as inéditas, o artista compôs às pressas a faixa “Lei Anti-Oruam” (produção de Maurin e Wao), onde aborda diretamente a polêmica em torno do projeto de lei, que leva seu nome, e visa proibir o uso de recursos públicos para contratar artistas que façam apologia ao crime durante shows. Destaque para o trecho: “Julga, mas não vê o mundo que eu vejo / Hoje ninguém me coloca medo / Aprende o segredo da vida: / O dinheiro e o poder que impõe o respeito / Entre qualidade e defeito / Prefiro o sorriso sincero / Cansei de ser alvo da mídia”. A música promete esquentar o debate sobre liberdade de expressão e censura seletiva no país. Na faixa, Oruam reforça que sua inspiração nada mais é do que a sua realidade e de milhões de brasileiros nas favelas. Ele ainda expõe sua luta por independência e reconhecimento pelo que construiu por mérito próprio, provando que sua arte não deve ser censurada por causa do passado de sua família.
Entre os feats estão “Vazio”com Orochi, “Madrugada é Solidão” com MC Poze do Rodo, “Não Mente Pra Mentiroso“ com MC Cabelinho, “Ela Quer Dar” com Chefin, Borges e Leviano, “AK de Bipé” com Chefin, Ryan SP e MC Cabelinho, “Audi Blue” com Vinicin, “Desce do Salto” com Didi e “Complexo do Lins” com a cantora Safira. Completam a tracklist, as faixas solos “Avançando Muito”, “Saudade dos Manin”, “Mente de Um Astro, “Jogador Caro” e “Eu Não Tenho Casa”.
“‘Liberdade’ é a minha vida em música, tá ligado? Esse projeto representa tudo o que eu passei, tudo o que eu conquistei e a luta diária pra ser reconhecido pelo o que eu sou. Sempre tentaram me colocar em uma caixa, mas a minha música é o que me faz livre. A maior riqueza que eu tenho é a minha família. Foi ela que me deu força para seguir, para continuar acreditando. Meu nome carrega um peso, mas também carrega amor, resiliência e muita verdade. Eu canto a minha realidade e é isso. Esse disco é a prova de que posso escrever minha própria história”, declara Oruam sobre o lançamento.