O Sonastério ilumina lança novo episódio, no dia 22 de agosto, com Aline Calixto, um destaque do samba atual. Criada a partir de imersões de artistas no estúdio localizado no alto das montanhas de Minas Gerais, a série audiovisual musical apresenta lives sessions de músicas em versão inédita, além de um minidocumentário, que registra a experiência deles na casa.
“Há tempos queríamos gravar alguém do samba no ilumina, e o nome de Aline Calixto logo surgiu em nossa curadoria. Este episódio é muito autêntico e com uma energia alta, que faz o corpo vibrar. Não há escolha melhor do que uma carioca criada em Minas para trazer samba e carnaval de alta qualidade”, comenta Caroline Leroy, coordenadora do projeto.
No 19º episódio do Sonastério ilumina, Calixto apresenta repertório único, em duas formações, uma dedicada ao samba, e outra a sua potência no carnaval. Interpreta sucessos autorais e regravações como “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Flor Morena” (Arlindo Cruz / Jr. Dom / Zeca Pagodinho), “Meu Ziriguidum” (Aline Calixto / Gabriel De Moura Passos) e “Beijo Mesmo” (Aline Calixto e Juliano Buteco).
Nas interpretações, a artista traz o fôlego e a energia que a faz conduzir o Bloco da Calixto, um dos maiores de BH. Em 2024, ano em que completou dez anos, seu trio levou mais de 400 mil foliões às ruas da Savassi. A cantora ainda é reconhecida por outro projeto longevo na capital mineira, o Samba da Calixto, em que equilibra autorais com releituras de clássicos do gênero.
No mini documentário, o público poderá conhecer a artista mais de perto, sua história desde os dias em que era professora de Geografia até sua transformação em uma das vozes mais vibrantes da música brasileira contemporânea.
Na formação do samba, Aline Calixto traz Thiago Delegado (diretor musical e violão), Dudu Braga (cavaquinho), Aloízio Horta (baixo), Robson Neris (bateria) e Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão). Na de carnaval: Rodrigo Torino (diretor musical/guitarra), Luadson Fernandes (teclado), Verônica Zanella (baixo), Victor Mendes (bateria) e Robson Neris, Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão).
O projeto Sonastério ilumina é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig