Coletivo de Guarulhos tem incentivo da Lei Paulo Gustavo e permeia por assuntos como Afrofuturismo e ficção científica com muita música, atuação e informação
Liderado por Caíque Rudá e Léo Caputi, responsáveis pela performance dos personagens Nanki e Polux, seres intergalácticos que aterrissaram por acaso na pista do aeroporto de Guarulhos, o grupo Planeta Gru acaba de se encontrar para as gravações do seu primeiro clipe, “Céu dos Ancestrais.”
As cenas iniciais foram captadas no Beco do Robin, ou Viela Beco do Robin, no bairro Torre Tibagy, em Guarulhos, inaugurado em julho de 2020 por Robson Ferreira. A travessa ficou conhecida como uma galeria a céu aberto, com mais de 70 grafites, recebeu esse nome em homenagem ao personagem fictício homônimo da DC Comics.
O roteiro do clipe contou com direção de Renato Pascoal, assistência de Gabriel Araújo, make de Sarah Pibari e atuação da atriz Juks.
A narrativa do clipe começa com uma cena de uma mulher negra que, em um momento de curiosidade, olha um aparelho de videogame, encontrando um CD com o nome “Planeta GRU” e decide jogar. “Assim que o CD é inserido, a tela exibe uma animação de carregamento clássica dos jogos dos anos 90, apresentando um show que mergulhará o público em uma simulação do clássico jogo Guitar Hero. Para isso, recriaremos movimentos de cena, estilos de interação e enquadramentos, para que os espectadores se sintam dentro do jogo, criando uma sensação de antecipação. O som, tecnológico e futurista, com elementos de teclado digital e batida de bateria, marca o início do jogo.” Explica Valéria Araújo que assina a produção do projeto.
Planeta Gru é uma banda que tem como identidade o Afrofuturismo, Ancestralidade, e o território Guarulhos.