Leonardo Irian, letrista e membro do Síntese, morreu aos 31 anos nesta quinta-feira (14), em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), Léo foi encontrado já sem vida dentro de casa, no bairro Campos de São José.
“A Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local por uma equipe do Samu, que atestou o óbito no imóvel. Foi solicitada perícia ao local e exames de IML à vítima”, disse a pasta em nota.
Ao lado de Gestério Neto, Irian causou impacto na cena do rap brasileiro com uma lírica diferenciada e beats diretos do boom bap. O primeiro álbum da dupla, Sem Cortesia, conta com 28 faixas do melhor que o hip hop nacional produziu na época. O reconhecimento coincidiu com o diagnóstico de esquizofrenia do artista, doença que também atingiu outros membros da família do rapper.
Em 2016, após alguns trabalhos arquivados, o segundo disco amplia o alcance da dupla. Trilha Para o Desencanto da Ilusão Vol. 1 “AMEM”, produzido por Daniel Ganjaman, não teve presença constante de Léo, em constante recaída da doença.
Em 2020, aos 27 anos, Leonardo assustou seu parceiro e os fãs após ficar desaparecido por cinco dias. Ele saiu de São José dos Campos e saiu caminhando em direção a São Paulo. Foi encontrado em Mogi das Cruzes por um fã. Na época, Neto compartilhou um vídeo nas redes sociais com ahashtag “PrecisamosFalarSobreEsquizofrenia”.
O velório do poeta aconteceu nesta sexta-feira (15), na Urbanizadora Municipal de São José dos Campos. O sepultamento ocorreu ás 16h no cemitério Padre Rodolfo, no centro da cidade.