fbpx
Pretessências

Hamilton de Holanda se junta a Gonzalo Rubalcaba no álbum “COLLAB”, encontro entre os estilos de jazz afrocubano e brasileiro

Hamilton de Holanda se junta a Gonzalo Rubalcaba no álbum "COLLAB", encontro entre os estilos de jazz afrocubano e brasileiro

“COLLAB” representa o encontro entre os prestigiosos estilos de jazz afrocubano e brasileiro, personificados por dois dos seus maiores expoentes: o renomado pianista afrocubano Gonzalo Rubalcaba, conhecido por sua técnica impecável e inovação rítmica, e o virtuoso bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda, cuja habilidade e criatividade têm representado a música brasileira pelo mundo.

Juntos, eles criaram um álbum que é, ao mesmo tempo, complexo e acessível, desafiador e agradável. “COLLAB” é uma jornada musical através de paisagens sonoras variadas, enraizada em suas ancestralidades africanas comuns, onde cada faixa oferece uma nova descoberta.

Há muitos anos que escuto o piano de Gonzalo Rubalcaba. Ele é um desses músicos que a gente ouve e já sabe quem está tocando. Sempre nutri a vontade de um dia tocar com ele, porque achava que fazia coisas que eu reconhecia na minha visão de música, principalmente pelo sotaque nacional e o olhar internacional“, diz Hamilton.

Gonzalo, selecionado pela revista Piano & Keyboard um dos maiores pianistas do século 20, também comenta: “Depois de algum tempo desejando que este encontro acontecesse, felizmente ele se tornou possível. Realizamos o DUOS, com uma apresentação no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, no qual executávamos composições de Hamilton, algumas minhas e outras que ambos amamos da música brasileira, entre outras coisas. Isso serviu como um preâmbulo para pensar seriamente em ir a um estúdio de gravação e registrar a música para um projeto que chamamos de COLLAB. Não poderia ter um nome melhor, pois é justamente nas colaborações que sinto que mais ganhamos. Você ganha experiência, sabedoria, conhecimento, porque é o momento de compartilhar, compartilhar ideias, compartilhar conceitos, claro, música, espaços, sons, texturas, sonhos e também nervos. Tudo isso aconteceu em Miami de forma fluida, intensa e calorosa, não apenas pelo calor permanente que existe no caráter de Hamilton, mas também por todos os presentes naquela sessão de gravação e que tornaram possível a materialização deste projeto”.

Gonzalo Rubalcaba, imerso na tradição do jazz, traz consigo uma riqueza de influências ao abordar os ritmos afrocubanos, desde a energia pulsante dos tambores Batá, até as harmonias complexas do jazz contemporâneo. Sua interpretação ao piano é marcada por uma fluidez cativante e uma intensidade emocional envolvente, combinando técnica impecável com uma expressividade visceral que ressoa com os ouvintes.

Por outro lado, Hamilton de Holanda é um verdadeiro mestre do bandolim brasileiro, inspirando uma nova geração de instrumentistas, elevando este instrumento a novas alturas de virtuosismo e inovação. Sua música é saturada com as cores e ritmos vibrantes do Brasil, infundindo o jazz com elementos que vão desde o choro tradicional até as influências do samba e da bossa nova – e além. Hamilton é reconhecido por sua habilidade extraordinária de improvisação, além de sua capacidade de extrair uma gama surpreendente de sons de seu bandolim de 10 cordas, criando assim uma experiência musical única.

Última atualização em: 4 de junho de 2024 às 23:16

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)
Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter e receba no seu e-mail as notícias e destaques mais recentes

Categorias