O cantor brasileiro lendário Milton Nascimento foi barrado pela produção do Grammy de ter um lugar na plateia. Sua parceira musical e contrabaixista Esperanza Spalding compartilhou a informação em suas redes sociais.
Milton e Esperanza concorriam na categoria melhor álbum de vocal de jazz pelo trabalho Milton Nascimento & Esperanza Spalding .
“Então, foi negado para Milton um assento nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não parece certo para mim”, escreveu a artista em suas redes. Esperanza também evitou que a reclamação parecesse cobrança de um prêmio. “Eu não estou falando sobre uma vitória no Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória da Samara Joy, estou falando sobre um assento de física… aqui na mesa onde estou sentado. Fiquei irritada que essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre os a-listers, ou como quer que as mesas no andar principal sejam organizadas. Então, eu tive que trazê-lo comigo”, completou, mostrando uma foto de Milton com os dizeres “essa lenda viva deveria estar sentada aqui”.
Milton já venceu um Grammy Awards em 1998 na categoria Melhor álbum de world music pelo disco Nascimento (1997). Ainda que a categoria seja genérica, está registrado na história da premiação.
No caso do disco com Esperanza, os créditos são divididos igualmente, não justificando a ausência do cantor entre os presentes na mesa de convidados.
O álbum Milton + Esperanza não ganhou o Grammy 2025; O troféu foi para o disco A joyful holiday, de Samara Joy.