Desde sexta-feira, 25 de abril, o funk brasileiro ganha um novo e poderoso aliado no cenário global: o Beatport, maior plataforma de venda e distribuição musical para DJs e de música eletrônica do mundo, acaba de oficializar o funk brasileiro como um gênero próprio. A novidade marca um passo histórico para a consolidação e internacionalização do ritmo nascido nas periferias do Brasil. E a ONErpm, grupo musical que opera globalmente em 43 localizações, com maior escritório no Brasil, é a principal parceira por trás dessa conquista.
“Estou extremamente empolgado com o lançamento deste gênero e com a oportunidade de apoiar a vibrante comunidade do Funk no Brasil. Esse rico movimento cultural vem prosperando há décadas, e chegou a hora de fazermos nossa parte para amplificá-lo globalmente, usando nossa plataforma para destacar todo seu talento e herança”, afirma Raphael Pujol, VP de Curadoria Global do Beatport.
Através de uma articulação estratégica da Beatport, com apoio da ONErpm Brasil, o gênero deixa de ser uma subcategoria no Beatport para ocupar seu próprio espaço no site e app, com direito a charts, playlists exclusivas e maior visibilidade para DJs, artistas, produtores e selos no mundo todo. É uma virada de chave para o funk, que até então enfrentava limitações para ser descoberto e valorizado dentro de plataformas voltadas à música eletrônica.