O tradicional Viaduto Santa Tereza, no centro da cidade de Belo Horizonte, recebeu mais uma grande final do Duelo de MCs Nacional, a maior competição de batalhas de rimas improvisadas da cultura Hip Hop brasileira. O mineiro MC Martzin foi declarado novo campeão após dois dias de batalhas (16 e 17). 32 MCs representaram todos os estados da federação e do Distrito Federal, batalhando em busca do título brasileiro de 2024.
“A final do Nacional é sempre um dos momentos do ano mais aguardados pela comunidade da cultura Hip Hop e das batalhas de MCs. Para além de toda a expectativa gerada em torno da disputa do campeonato, existe também um clima muito bonito de encontro e celebração”, afirma Pedro Valentim, um dos idealizadores do projeto.
Para conduzir os duelos e apresentar todas as atrações do dia 17, o evento recebeu a dupla de apresentadores Colombiana (MG) e Douglas Din (MG). A trilha sonora do encontro vai ficou na responsabilidade da DJ Rudgirl (MG), convidada da edição e do DJ LB (MG), residente no Viaduto há mais de 10 anos. O júri técnico da competição será formado por Kaemy (GO), Allan Freestyle (RJ), Alansa (BA) e Arllan Trindade (PA). Orientado pelo regulamento do campeonato, o quarteto de especialistas, ao lado do público presente, terá a responsabilidade de votar em todas as batalhas disputadas ao longo da jornada de rimas e batidas. O rapper paulistano Jotapê, fenômeno das batalhas e da atual cena musical do Hip Hop brasileiro, também marcou presença na celebração. Ele fez sua estreia no palco do Viaduto, apresentando um show pela primeira vez em Belo Horizonte.
Todas as atividades da grande final tiveram entrada gratuita e a programação de domingo foi transmitida na íntegra pelo canal da Família de Rua no YouTube (Família de Rua no YouTube).