Irreverência e crítica fazem parte da sonoridade da banda fundada no Rio de Janeiro
O Facing Fear é uma banda de Heavy Metal brasileira fundada no Rio de Janeiro (RJ) em 2016, e já em 2017, com a formação que tinha Terry Painkiller (vocal), Raphael Dantas (guitarra e backing vocal), Nathalia Souza (baixo e backing vocal) e Vall Maranhão (bateria e backing vocal) lançaram o EP “Lutaremos pelo Metal”, com apenas uma música em inglês, coisa que ficaria mais rara nos próximos lançamentos do grupo.
Em 2019, O Facing Fear daria um salto de qualidade na produção com o lançamento do primeiro álbum completo, “Ana Jansen”. O vocal de Painkiller mais seguro e os intrumentais cheios de química nas harmonias fazem do disco um bom exemplar do heavy metal recente feito no Brasil.
Após este trabalho, a banda passou a excursionar por alguns estados do Brasil como São Paulo, Piauí e Distrito Federal. O reconhecimento veio, para além do público da cena undergound, também entre seus pares. O Facing Fear abriu shows do Ambush, Azul Limão, Black Pantera, Flagelador e Lyria.
“Marginal Metal”, último álbum lançado pela banda com nova formação (entraram John Killesh na guitarra e Leon Fuentes no baixo), em 2022, traz temas sobre a perspectiva de um headbanger comum entre o Heavy Metal e sua vida em sociedade, contrastando com a imagem padronizada exibida pelo mercado. As crônicas narradas nas letras são a parte artística de muitos dos pontos de vista compartilhadas nas redes sociais por seus membros. O trabalho conta com participações especiais de músicos de dentro e fora do segmento como Luo Campanelly, Pablo Diego, Oskar Jacobsson, Jorge Veloso, Jhoannes Cardoso, Valcir Jr. entre outros.
Gravado no estúdio Donna Jassa, sob produção de Jhoannes Cardoso, “Marginal Metal” é mais um passo do Facing Fear na jornada de fortalecer a cena underground brasileira com rock cheio de ideia e personalidade.