O rapper brasileiro Dudu lançou na última quinta-feira, 7 de novembro, seu quarto álbum de estúdio, intitulado “Escolhas e Reflexos”. O projeto marca uma nova fase em sua carreira, com um som mais maduro e repleto de musicalidade.
“Esse disco é uma virada de chave, não só na minha carreira, mas na vida. É um trabalho que sentimos presente, que tem potencial de estar em todos os lugares e de se conectar com as pessoas a partir das rimas, do som e da melodia”, comenta Dudu.
O álbum, produzido por Iuri Rio Branco – destaque na cena por misturar rap e R&B contemporâneo -, traz 19 faixas que exploram as escolhas e reflexões do próprio Dudu. A musicalidade mais ampla e colaborativa é um ponto forte desse trabalho, como aponta o rapper: “Durante o processo de produção, Iuri abriu minha mente e trouxe mais musicalidade para o disco, que era exatamente o que eu buscava.”
Com participações de grandes nomes da cena atual, como Mago de Tarso, Yunk Vino, MC Dricka, Raflow, Major RD, Leviano, Bin e Leozin o álbum simboliza a nova fase de Dudu, que se propôs a trabalhar com diferentes artistas, ouvindo conselhos e se abrindo a novas experiências. Como produto audiovisual, a faixa “Para Se Entorpecer”, feat com Yunk Vino, é acompanhada por um videoclipe e as demais faixas com visualizers.
Pautado em referências cinematográficas, o videoclipe imprime a atmosfera que engloba o conceito do álbum sobre a profundidade e complexidade das escolhas e decisões, com um cenário em meio a corredores, escadas, portas e espelhos. Os visualizers seguem o mesmo racional do produto audiovisual, reforçando a narrativa do projeto como um todo.
O conceito
“Escolhas e Reflexos” reflete as consequências das decisões que Dudu tomou ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. O objetivo do álbum é gerar identificação com o público, ao mesmo tempo em que apresenta um artista mais consciente e maduro, assumindo as rédeas de sua própria narrativa.
Além do conteúdo musical, o lançamento também representa o atual momento do rap nacional, que tem se consolidado como um dos gêneros mais populares do Brasil. “O rap tem aberto novas portas e dialogado com outros gêneros. Hoje, não só temos mais espaço, mas também uma presença maior na cena e no mercado”, finaliza o rapper.