fbpx

Publicidade

Dia do Nordestino: Daniel Gonzaga e Carolina Albuquerque, herdeiros dos reis do forró, protagonizam série sobre o tema

Músico e produtora percorreram 7 estados nordestinos entrevistando pessoas que mantém vivo o legado de Luiz Gonzaga; Primeiro teaser será lançado em 08 de outubro, dia do Nordestino
Dia do Nordestino: Daniel Gonzaga e Carolina Albuquerque, herdeiros dos reis do forró, protagonizam série sobre o tema

Publicidade

O músico e compositor Daniel Gonzaga e a produtora Carolina Albuquerque (Ele, neto de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Ela, de Anastácia, Rainha do Forró) irão protagonizar a série documental Gonzagueanos, produção que percorrerá o sertão nordestino para encontrar personagens que mantém o legado de Luiz Gonzaga e do forró tradicional vivo e atual.

A série tem roteiro e direção de Zé Eduardo Miglioli – que já realizou os documentários Chico Science – Um caranguejo elétrico e Reginaldo Rossi – Meu grande amor, em parceria com a Globofilmes – e realizado pela produtora Cabra Quente Filmes. O primeiro teaser do projeto será lançado em 08 de outubro, Dia do Nordestino.

Ao longo de 40 dias, o casal percorreu 7 estados a bordo de um carro cedido pela marca Jeep, acompanhados de uma van com uma equipe de 10 pessoas entre operadores de câmera, som, motorista, assistentes, diretor e produtores, entrevistando mais de 45 pessoas que vivem a obra do Rei do Baião do dia a dia, seja por meio da música, memorabília, colecionismo, pesquisa ou outras manifestações – os chamados Gonzagueanos. “É um verdadeiro estilo de vida”, antecipa Carolina. “Foi bem gostoso conhecer Gonzaga por esse viés de quem tá vivo, “acontecendo ele” até hoje. Choramos, rimos, dançamos e brincamos. Foi prazeroso e educativo”, resume a produtora.

Entre os entrevistados estão grandes artistas como, Zé Vaqueiro, Xande Avião e Fagner, e personagens desconhecidos do grande público como Pedrinho, do Crato (CE), criador do Museu do Homem e da Mulher Nordestina, ou a instrumentista Tamara. O documentário resgata ainda as histórias de grandes mestres como Onildo Almeida, autor de clássicos como Feira de Caruaru e Hora do Adeus, e figuras até então apagadas historicamente como João Gonzaga, irmão de Gonzagão. O recorte vai de histórias inéditas e inusitadas até depoimentos de grandes pesquisadores especialistas na obra do mestre. “Viajamos milhares de quilômetros conhecendo essa galera e andando pelas terras que Gonzaga passou, tudo pra entender o que ainda tem de Gonzaga dentro de cada uma dessas pessoas, o que as motiva e o que elas guardam dele”, descreve Daniel.

Mais do que a história da força viva de Luís Gonzaga no imaginário coletivo e no cotidiano popular, especialmente no Nordeste, Gonzagueanos mostra um Brasil que pouca gente conhece, cheio de riquezas culturais e humanas. “Mais do que qualquer coisa, a gente entendeu o quanto o Brasil pode ser mostrado, o quanto tem coisa legal acontecendo que ninguém sabe”, anima-se Daniel. A série terá oito episódios e tem previsão de estreia para o ano que vem, por um canal de distribuição ainda em negociação.

Publicidade

Última atualização em: 8 de outubro de 2024 às 14:29

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados