“Amanheceu e eu segui em frente o meu caminho.” É com este verso de Saulo Duarte que a cantora e compositora Uli Costa anuncia ao mundo os novos ares, sonoridades e caminhos de sua banda, Sandália de Prata, no quinto álbum da sólida carreira de quase 22 anos. O disco é antecedido por Maloqueiro E Elegante (2017), Desafio ao Galo (2011), Samba Pesado (2009) e Sandália de Prata 2007, todos lançados de forma independente pelo selo Brasuca Discos.
“Uli Costa e Sandália de Prata” chega às plataformas digitais no dia 13 de fevereiro de 2025 e, em breve, ganhará versão física no formato LP. O trabalho tem a produção musical assinada pela dupla Brazuk, formada pelos vencedores do Grammy Latino Júlio Fejuca (Liniker, Marcelo D2, Emicida) e Ricardo Gama (Milton Nascimento, Chitãozinho e Xororó, Sambô), e da própria Uli Costa, vocalista do grupo.
Com uma atmosfera solar, otimista, dançante e urbana, as oito canções trazem sonoridades tão diversas quanto samba, rap, afrobeat, jazz, MPB e soul, com ecos de Cassiano, Tim Maia, Fela Kuti, Elis Regina e Evinha, porém com identidade e personalidade próprias da banda.
O universo de composições conta com a colaboração de Ellen Oléria em “Leriado”, um pagode romântico, Saulo Duarte na luminosa “Amanheceu”, que abre o álbum com um arranjo de cordas que remete a Curtis Mayfield e “Descendo essa ladeira (Piquenique)”, na qual Uli Costa divide os vocais em uma deliciosa prosa com Jota.pê.
Lino Krizz segue dando a tônica otimista em “Nesse Lugar”, canção que tem a participação especial do DJ Nato PK (que participa ainda de outras três faixas), e o carioca João Sabiá chega com a romântica e malemolente “Vamo confiar”. “Roupa de tirar” é um provocante samba-rock-rap em parceria de Tássia Reis, exaltando o poder feminino na letra e nas vozes.
Para o novo lançamento, a artista, ao lado da sua banda e produção, decidiu continuar fiel às raízes e adotar estratégias da época pré streaming: o álbum foi entregue a DJs de diferentes estilos que são atuantes e referência nos bailes de todo o país antes de chegar às plataformas digitais, com o intuito de fazer com que a experiência da escuta seja primeiramente nas pistas e somente depois nos tocadores digitais.
O projeto tem o patrocínio do #Proac2023, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.