Acompanhado de BNegão e Marcelo D2, o BaianaSystem apresenta no Festival de Verão Salvador neste domingo (26) o projeto “Lundu Rock Show”, em que se propõe a mergulhar nas próprias raízes rock, ao mesmo tempo em que o lundu – manifestação cultural de origem africana introduzida no Brasil por escravizados – marca o início da caminhada do coletivo na direção do Carnaval.
O rapper baiano Vandal faz uma participação. “É um show que a gente vai chamar de lundu porque a gente está entrando no Carnaval a partir do Festival de Verão, e o lundu é essa primeira manifestação carnavalesca. Mas é um lundu que vai colocar as esferas mais rock and roll do BaianaSystem”, antecipa o cantor Russo Passapusso. “A gente já fez no festival o show ‘OlodumBaiana’, em que se amparava no samba reggae, um show com Carlinhos Brown falando mais de percussividade, de batuque, e agora a gente vem convidando Marcelo D2 e BNegão, trazendo também um pouco do repertório do Planet Hemp”, diz Russo.
A fusão de “Dig Dig Dig”, do Planet, com “Duas Cidades”, do Baiana, presente no disco “Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça”, é uma das que estará no set list da apresentação no festival, tocada pela primeira vez ao vivo em Salvador, além de canções de BNegão e Marcelo D2. Do recém-lançado álbum do BaianaSystem “O Mundo Dá Voltas” entra “Balacobaco”. “E não vai faltar a latinidade que o Baiana sempre traz, em músicas que trabalham mais com reggaeton, ritmos caribbeans e tudo mais”, encerra Russo.