Nesta semana, o Spotify revelou sua lista de 100 músicas que dominaram a era do streaming. A faixa “Alright”, de Kendrick Lamar, lançada em 2015, ocupou o primeiro lugar dessa cobiçada lista. A colaboração produzida por Pharrell Williams e Sounwave, que aparece no álbum “To Pimp a Butterfly”, possui mais de 686 milhões de streams no Spotify, 173 milhões de visualizações no YouTube e foi uma canção que definiu a década de 2010, segundo a Billboard.
Kendrick capta e ecoa os sentimentos de sua comunidade sobre a brutalidade policial, mas foi o refrão da música que deu esperança às pessoas e ajudou a elevar “Alright” a um hino moderno dos direitos civis.
A canção se tornou essencial durante os protestos à medida que o movimento Black Lives Matter crescia em influência meia década antes de os artistas lançarem canções de protesto na sequência da morte de George Floyd e da agitação civil de 2020. “To Pimp a Butterfly”, de Kendrick Lamar, foi um dos poucos álbuns da época a responder ao clima social do período em que foi lançado.