Já lembrei AQUI como era o mundo desde que a super estrela Rihanna lançou seu último álbum. Mas não é só a barbadense que tem feito os fãs esperarem. Logo abaixo uma lista de divas que parecem estar curtindo bastante as férias longe do mundo pop.
Janet Jackson
Já tem 9 anos desde que a artista lançou seu último álbum ”Unbreakble”. O projeto, que foi o décimo primeiro álbum de estúdio de sua carreira, não foi um de seus maiores êxitos, mas tem feitos para se gabar.
O disco alcançou o primeiro lugar nos EUA e Canada, além de ter sido considerado por diversas publicações, como Pitchfork e Rolling Stone, um dos melhores álbuns de 2015. Para divulgar o CD, Janet entrou em uma turnê que arrecadou 15 milhões de dólares e arrastou quase 180 mil pessoas ao longo de 37 apresentações. Os números só não foram maiores pois boa parte dos concertos precisou ser cancelada por um motivo muito bom: Janet anunciou que estava grávida de seu primeiro filho, Eissaa.
Nesse ponto era altamente compreensível para os fãs e público em geral que, desde 1982 trabalhando como cantora e atriz, a artista queria tirar algum tempo para se dedicar à vida pessoal e a maternidade. Mas a questão é que esse tempo já está prolongando um pouco mais do que esperado, e isso tem deixado a fan-base da popstar um tanto quanto ociosa. De lá para cá, Jackson embarcou em novas séries de show, lançou um documentário e foi honrada com um Icon Award no Billboard Music Awards, mas um novo álbum ainda parece estar fora do radar.
Jennifer Hudson
Ela é uma das poucas pessoas a entrar na seleta lista de artistas ”EGOT”, isto é, vencer um Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards, os prêmios mais importantes da televisão, indústria fonográfica, cinema e teatro, respectivamente. Mesmo com tanta apreciação em todas as áreas em que atua, a verdade é que a vencedora do American Idol 3 nunca foi um estrondo comercial. Seu último álbum ”Jhud”, foi lançado há 10 anos e estreou com a primeira semana de vendas mais baixa de sua carreira, apenas 24 mil cópias. Talvez isso, seja um dos fatores que fez com que ficássemos com esse jejum de 10 anos de lançamento.
Felizmente, o carisma e a voz potente de Jennifer se fez presente ao longo desses anos em seu programa de tv, filmes, e até em trilhas sonoras como a da cinebiografia ”Respect’‘ de 2021 onde Jennifer encarnou brilhantemente Aretha Franklin a pedido da própria artista. Além disso, ela participou de alguns singles como artista convidada como foi no remix de ”Oh Santa!”, onde se juntou à Mariah Carey e Ariana Grande na festiva faixa natalina. Muitas pessoas lamentam o quão subestimada Jennifer é pelo público em geral, mas a melhor forma de incentivar qualquer artista a continuar propagando a sua arte é consumindo a mesma, e talvez seja isso que falte aqui.
Monica
E não é a da turma da Mônica, mas a interprete do hit ”The Boy Is Mine”, que ao lado de Brandy protagonizou um dos grandes momentos da black music nos anos 90. Entre outros hits que podemos atribuir à cantora, temos ”Before You Walk Out My Life” e ”The First Night”. Desde sua estreia em 1995 até seu último lançamento, Code Red, em 2015, Monica gravou 8 álbuns. Mas a questão é que isso já faz 10 anos e quem gosta de R&B, principalmente focado nesse cenário noventista, já está sentindo falta de novas canções.
Diferente das outras artistas nessa lista, aqui pelo menos temos algo em vista. Desde 2019 a artista vem lançando alguns singles que deverão entrar em seu nono álbum de estúdio que já tem um nome definido: ”Trenches”. Uma dessas músicas é Friends, parceria com o rapper Ty Dolla $ign. Pelo gostinho que já tivemos, podemos esperar um R&B clássico ao estilo de Monica, mas com influências atuais, o ideal para manter a essência da artista e ao mesmo tempo se atualizar com o que está acontecendo de bom na indústria musical.