O inesquecível Cartola conseguiu reconhecimento tardio na carreira, lançando o primeiro disco já com 66 anos. No entanto, o disco se tornou um clássico da música brasileira. Celebrando o cinquentenário do álbum “Cartola” (1974), a dupla Prettos celebra “Um Brinde ao Mestre Cartola – 74”, com versões cheias de reverência ao sambista carioca que vem influenciando gerações. Os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira fizeram três apresentações esgotadas no SESC Santana, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, que serviram para aquecer o público para a chegada do álbum, que foi disponibilizado hoje, Dia da Consciência Negra, em todas as plataformas digitais.
Magnu e Maurílio, verdadeiros entusiastas e amantes do samba, conferem aquele ar de reverência que faz com que esse lançamento se torne ainda mais especial. A produção cuidadosa, os arranjos estritamente feitos com instrumentos característicos do samba e a delicadeza da interpretação do duo, tornam o disco uma obrigação na playlist dos fãs de MPB.
Mais do que uma simples comemoração, ‘Um Brinde ao Mestre Cartola’ busca preservar e reavivar o rico patrimônio cultural brasileiro, mantendo viva a tradição do samba. “Regravar este álbum histórico é um tributo à profundidade e à beleza de sua obra. Cartola não apenas escreveu canções, ele escreveu a história de um povo, da Mangueira, do samba, e da cultura afro-brasileira. Sua música é atemporal, um patrimônio que merece ser celebrado e perpetuado, garantindo que seu legado continue a emocionar e inspirar gerações futuras”, declara a dupla.