O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo após 17 anos (Kaká venceu em 2007). Vini Jr foi o vencedor no prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira, em Doha. A vitória contrapõe a polêmica derrota do jogador na Bola de Ouro, em outubro, quando Rodri, do Manchester City, venceu.
Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo. Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário venceram anteriormente.
“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Ao meu time, que me fez chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, disse o jogador após a divulgação do resultado.
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e também Fair Play e torcedor do ano. Paralelamente ao tradicional Prêmio Puskás, do gol mais bonito no futebol masculino, a novidade de 2024 é o Prêmio Marta, no feminino.
A Fifa usa um colegiado diferente da Bola de Ouro. A premiação é formada por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.