Está chegando a terceira edição do Rotas Brasileiras. Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro na ARCA, em São Paulo, a feira promove uma imersão completa no Brasil por meio das artes visuais e entra de vez para o calendário cultural da cidade. São galerias, instituições culturais e projetos convidados com estandes curados que destacam novos caminhos pela arte brasileira. O evento reúne, entre emergentes e consagrados, mais de 250 artistas (dos quais mais de 40% são mulheres) e 67 participantes de 14 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Trata-se de uma feira que convida o visitante a um passeio mais atento, num ritmo diferente de outras feiras de arte.
“Rotas é um mergulho na arte brasileira. Cada projeto é cuidadosamente pensado com galerias e seus artistas, resultando em um conjunto de perspectivas distintas, e aprofundadas da nossa identidade. Nesta terceira edição, fica ainda mais evidente a potência e a enorme riqueza cultural do Brasil”, comenta Fernanda Feitosa, fundadora e diretora executiva da SP–Arte.
Direção artística
Uma das grandes novidades é a direção artística de Rodrigo Moura. Curador, editor e crítico de arte, Moura (Belo Horizonte, 1975) atua como curador-chefe no Museo del Barrio, em Nova York, desde 2019. Sua trajetória inclui passagens pelo Masp como curador-adjunto e pelo Instituto Inhotim como diretor artístico e curador. Foi também o primeiro curador do Setor Solo na SP–Arte, em 2014 e 2015.
Alguns dos artistas participantes são:
Adriana Varejão
Flexa
Amelia Toledo
Galeria Nara Roesler
Artur Pereira
Galeria Estação
Chico da Silva
Galatea
Delson Uchôa
Gomide & Co.
Emanoel Araújo
Simões de Assis
Emiliano Di Cavalcanti
Almeida & Dale
José Bento
Millan
Jota Mombaça
Martins&Montero
Montez Magno
Galeria Marco Zero
Mira Schendel
Pinakotheke
Sergio Augusto Porto
Central Galeria
Rebeca Carapiá
Galeria Leme
Rivane Neuenschwander
Gomide&Co.
Rosângela Rennó
Vermelho
Tunga
Millan
Expositores
Entre as participantes, estão casas já conhecidas do circuito, como Almeida & Dale, Gomide&Co, Bolsa de Arte, Marilia Razuk e Millan, e também as mais jovens, caso de Mitre, HOA, Projeto Vênus e Verve. Galerias-chave do Nordeste também marcam presença: Lima (São Luís do Maranhão), Marco Zero (Recife), Paulo Darzé, Acervo, RV Cultura e Arte (Salvador) e Leonardo Leal (Fortaleza).
Como de praxe no Rotas, também participam institutos, acervos e galerias que preservam e disseminam a obra de artistas consagrados da arte brasileira. São eles: Instituto Cultural Vlavianos, Caravana Farkas, Sertão Negro, Galeria Estação (que celebra 20 anos em 2024), Instituto Mario Cravo Neto, Karandash, Bancos Indígenas do Brasil e coleção moraes-barbosa – dedicada a preservação de obras efêmeras, como performance e arte postal.
Estreantes
Nomes como Bianca Boeckel, Bolsa de Arte, Claraboia, Marcelo Guarnieri, Marli Matsumoto, Martins&Montero, Pinakotheke, Projeto Vênus, Ricardo Von Bruscky, Sandra & Marcio e Via Thorey estarão na feira pela primeira vez.
Confira aqui a lista completa de participantes.
P
SERVIÇO
Rotas Brasileiras
28 agosto–01 setembro 2024
ARCA: Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina (São Paulo – SP)
Horários
28 agosto: convidados
29–31 agosto: das 12h às 20h
01 setembro: das 12h às 19h
Ingressos
R$ 80 (inteira)
R$ 40 (meia-entrada)
Bilheteria online