Única companhia de Dança Charme tradicional do Brasil e que se propõe a manter ativa o gênero consagrado nos bailes das décadas de 1980 e 1990, os Originais do Charme completam dez anos em grande estilo. Para começar, a trajetória do grupo, formado por artistas entre 45 e 60 anos, os “Cascudos” – como são chamados os dançarinos de Charme mais veteranos – será contada no documentário “Originais do Charme – Na Área” (nome também do seu primeiro espetáculo). O lançamento está disponível no Youtube e no Instagram.
Nos palcos, retoma o consagrado show, que fará um tour comemorativo por dez teatros da rede Sesc Rio, no projeto “O Corpo Negro”, de 26 de abril a 24 de maio. Além disso, já se prepara para um novo projeto no teatro, que será lançado no segundo semestre: “Flashblack”, que fará um passeio por grandes clássicos da primeira geração dos bailes, nas décadas de 1980 e 1990.
“Frequentamos bailes, temos muitos alunos em turmas de Dança Charme, e percebemos ser clara essa necessidade de um projeto de dança que representasse os “cascudos”, os dançarinos da geração pioneira do Charme. Eles foram responsáveis pela popularização do gênero. Buscamos agora nos fortalecer como grupo num esforço genuíno para a sua profissionalização. Por isso, queremos resgatar esse período como forma de registro cultural/artístico. Não existe hoje ninguém no Rio de Janeiro que se proponha a fazer algo do tipo em versão de espetáculo. O Charme Carioca difundido pelos corpos periféricos, elegantes e dançantes de seus próprios personagens originários”, exalta Marcus Azevedo, coreógrafo, pesquisador, diretor geral da companhia e uma das maiores referências em Dança e Cultura Charme no Brasil.
Agenda de apresentações na rede Sesc:
02/05, às 19h – Ramos – Espaço Multiuso
03/05, às 19h – Niterói – Teatro
04/05, às 17h – São Gonçalo – Teatro
10/05, às 19h – São João de Meriti – Teatro
11/05, às 19h – Nova Iguaçu – Teatro
16/05, às 19h – Barra Mansa – Teatro
17/05, às 19h30 – Petrópolis – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Café Concerto
23/05, às 19h – Nova Friburgo – Teatro
24/05, às 19h30 – Teresópolis – Teatro