Publicidade

Sob curadoria de Paulo Rufino, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos de Paris

Exaltando a cultura africana que compõe o cenário multicultural do país, a exposição acontece entre os dias 10 a 24 de junho.
Sob curadoria de Paulo Rufino, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos de Paris

Publicidade

Com aspectos que registram um elo cultural entre as heranças brasileiras que perpassam as origens africanas, indígenas e europeias, o artista plástico baiano, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, Ed Ribeiro, irá expor suas  obras na mostra ‘’Ecos dos Orixás’’. Produzida por Foteini Foteinaki, a exposição gratuita acontece entre os dias 10 a 24 de junho, durante a abertura dos jogos olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris.

Sob curadoria de Paulo Rufino, cientista brasileiro que mora desde 2010 na Europa, a mostra tem como objetivo construir por meio da arte e momentos de debates, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, principalmente, africana, que gerou aspectos culturais e sociais da América Latina, unindo também as fés que formaram essa nação. 

’Conheci o Ed Ribeiro por meio de uma amizade em comum em 2017, e desde então somos amigos. Ele é um artista muito sensível, sendo uma sensibilidade nascente da espiritualidade, só pinta quando a religiosidade manda e traz a inspiração, e isso faz com que o trabalho dele seja tão diferenciado. Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Partindo de Iemanjá, Oxóssi,  Xangô e Ogum, divindades de matriz africana,, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários.’’

Sob curadoria de Paulo Rufino, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos de Paris
Exu | Divulgação

Obaluae | Divulgação

Ed Ribeiro criou a técnica única de ‘’derramamento de tintas’’, que consiste em derramar a tinta, de maneira fluida, numa superfície escolhida na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar. O pintor coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador, rendendo-lhe premiações e exposições no mundo,  tal como:  a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu em 2014, em Paris, na França, além de estar presente em países como EUA, Grécia e Noruega.

O artista relata que é uma grande emoção expor suas obras em um momento tão importante mundialmente. ‘’Conseguir o melhor lugar, na melhor época que é a pré-Olimpíadas. Que o mundo está com os seus olhos voltados para a capital da França. A emoção que sinto é tamanha, que às vezes acredito não ser real expor em um lugar histórico que conheci em 2010, e que recebe milhares de pessoas ao longo do dia. Devo tudo isso à minha fé, é importante acreditar nela.’’

O evento também contará com o lançamento em francês do livro ‘’Glorya y Tormento’’, do autor Jorge Jury e com ilustração de Ed Ribeiro, que apresenta a história de José Leandro de Andrade, jogador negro que fez o primeiro gol nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, sendo comemorado neste ano o centenário.

Após essa exposição em Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ estará entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal, encerrando sua agenda no Rio de Janeiro, em Niterói, de 3 de agosto até 28 de setembro.

Publicidade

Última atualização em: 16 de junho de 2024 às 10:46

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados