O que aconteceu com Mestre Coló? Um dos maiores nomes da capoeira no Brasil, Clóvis Santos Medrado, desapareceu misteriosamente em 2003, mas deixou memórias em sua comunidade. O novo podcast “O CAPOEIRISTA DESAPARECIDO: ECOS DE UM LEGADO” explora essa história em cinco episódios, revelando sua trajetória desde a Bahia até Guarulhos, onde formou gerações de capoeiristas.
Formado pelo mestre Manuel Sarará, Coló fundou o grupo Pelourinho da Bahia em 1986, em Ibirapitanga, Bahia. Sua trajetória na capoeira foi notável, expandindo o grupo para diversos estados, como Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Bahia, tornando-se amplamente reconhecido por sua contribuição à capoeira e à cultura popular.
Nos anos 90, Mestre Coló se estabeleceu em Guarulhos, onde formou uma nova geração de capoeiristas, espalhando sementes de seu conhecimento e filosofia por todo o Brasil. Em 2003, sua história tomou um rumo misterioso com seu desaparecimento, um mistério que perdura até os dias atuais.
Clóvis Santos Medrado, o Mestre Coló, estava indo para Itu quando desapareceu misteriosamente. No boletim de ocorrência de número 872/2003, registrado no 9º DP de Guarulhos, consta “Presente nesta unidade policial irmão da vítima acima qualificada, ficou sabendo através da testemunha que a vítima teria saído da casa dele com destino a cidade de Itú/SP., sendo que fez contato com Rodrigo daquela cidade, o qual informou que a vítima lá não compareceu. Esclarece ainda que a vítima trabalha em vários lugares como professor de capoeira, também foi feito contato com os locais, informaram que a vítima não apareceu para trabalhar. Realizou buscas nos hospitais, IML e Cadeia desta Comarca, não logrou êxito em localizar seu irmão.”
A produção é fruto de uma pesquisa conduzida por Rodrigo Medrado, sobrinho de Coló, que reviveu os documentos do tio por meio de um arquivo familiar cuidadosamente preservado. Em 2012, o pai de Rodrigo pediu para que ele editasse um vídeo sobre o tio desaparecido. Desde então, Rodrigo se dedicou a honrar a memória de Coló, culminando na criação deste podcast de 5 episódios, que conta entrevistas de pessoas que conviveram com o mestre, além de mestres de capoeira e um historiador, que contextualizam as origens e transformações da capoeira ao longo dos anos. Os entrevistados são: Dario Medrado Filho, Ivan Canoletto, Ivonice Pereira, Mestre Everton do grupo Luta e Conquista, Mestre Gerson do grupo Nossa Arte, Mestre Nivaldo Cordelista.
Rodrigo mergulhou no acervo, que inclui 2 CDs gravados por Coló, documentos históricos, fitas VHS e outros materiais que testemunham a importância do mestre para a capoeira. O roteiro do podcast é projetado por Camilla Midori.
Rodrigo Medrado, Cineasta e Diretor criativo, traz ao projeto sua expertise no resgate da memória e da cultura brasileira. Entre seus trabalhos, destacam-se documentários como Mestres da Cultura Popular de Guarulhos (em fase de finalização), Orquestra de Violeiros Coração da Viola e Tradição SP Online – Romaria em Louvor a Nª Sra. do Bonsucesso. Ele também assina produções junto ao projeto Pretos em Conexão e Secretaria de Educação de Guarulhos, videoclipes de Quixote, Os Passageiros, Diego Alves e Kelly VoAVoz. Em uma homenagem pessoal, ele dedica o podcast a Amália Pereira Santos, mãe de Mestre Coló.
Esse projeto é uma realização da Saúva Produtora em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, através do Edital Funcultura – Jovens Artistas (2023), e celebra a resistência cultural e o legado imortal de Mestre Coló.
O podcast “O CAPOEIRISTA DESAPARECIDO: ECOS DE UM LEGADO” estreia no dia 17 de outubro, disponível no Spotify e outras plataformas de streaming.
Link de acesso: https://bit.ly/m/mestrecolo
________________________________________________________________________________________
Ficha Técnica do Podcast:
Narração, Direção Criativa e Produção
Rodrigo Medrado
Diretora Assistente
Camilla Midori
Roteiro
Camilla Midori
Rodrigo Medrado
Entrevistados
Dario Medrado Filho
Ivan Canoletto
Ivonice Pereira
Mestre Everton do grupo Luta e Conquista – Mestre Gerson do grupo Nossa Arte
Mestre Nivaldo Cordelista
Pesquisa de Campo e Entrevistas
Dario Bispo Medrado
Rodrigo Medrado
Pesquisa de Acervo
Camilla Midori
Ivan Canoletto
Rodrigo Medrado
Consultor Histórico
Ivan Canoletto
Captação de Som Direto
Rodrigo Medrado
Montagem
Camilla Midori
Rodrigo Medrado
Decoupagem
Camilla Midori
Produtor de Distribuição
Rodolfo Santana
Dramaturgia Sonora
Quixote
Rodrigo Medrado
Mixagem e Finalização
Quixote – @quixote.oficial
Trilha Sonora
Volumes 1 e 2 do Grupo Pelourinho da Bahia
Assessoria de Imprensa e Estratégia de Comunicação
Rafaela Hilário
Agradecimentos Finais
Aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos
Dedicação
Este trabalho é dedicado a Amália Pereira Santos, mãe do Mestre Coló.