A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), organização que atua há 51 anos na Defesa de Direitos no Brasil, apresenta a 5ª edição do Projeto Música & Direitos Humanos, no dia 4 de abril, na Concha Acústica do TCA (Salvador-BA). Nesta data será realizado um show beneficente inédito da cantora e compositora Marisa Monte e a Orquestra Afrosinfônica.
O concerto tem como objetivo mobilizar recursos para o Programa de Pequenos Projetos da CESE. Para celebrar esta mobilização, a CESE conta com a parceria e apoio de Marisa Monte e da Orquestra Afrosinfônica, regida pelo Maestro Ubiratan Marques.
“Estou muito empolgada com a possibilidade de trabalhar com o maestro Ubiratan Marques e a extraordinária Orquestra Afrosinfônica. É uma orquestra com uma linguagem própria e uma identidade única. Estamos preparando o repertório e arranjos desde 2024 e não vejo a hora de cantar junto com a Afrosinfônica e colocar em prática as nossas ideias.”, conta Marisa Monte.
“Eu costumo sempre chamar esses encontros de reencontros porque eu percebo que já existe uma sintonia muito forte. Afrosinfônica nasce com essa preocupação com a cultura brasileira, em cuidar dos nossos jardins. Da mesma forma a Marisa, você percebe as pessoas que a cercam e que ela está sempre por perto. Eu acho que esse encontro/reencontro vai trazer mais um momento de fortalecimento do fundamento da música brasileira, que é a música de matriz africana, porque os guardiões dessa música são os terreiros e todas as manifestações que saem dos terreiros, ou seja, o samba, os maracatus, as cirandas, os blocos afro que deriva o carnaval. Muito importante falar dos direitos humanos porque é um evento, como o Gil fala, cultura não é extraordinário, é ordinário porque é a história das pessoas, a vida das pessoas. Cuidar dessas pessoas é fortalecer a nossa raiz e cuidar cada vez mais dos nossos jardins. A música é como a chuva, no lugar que ela cai ela toma forma daquele lugar. Deixa chover.”, explica o Maestro Ubiratan Marques.
A CESE atua no campo de defesa e garantia de direitos e, com o evento, busca dar visibilidade a essas questões “através da arte e cultura com suavidade e beleza, mas, atrelado às causas que defendemos e acreditamos”, destaca a diretora-executiva da organização, Sônia Mota. Com sede em Salvador, a entidade oferece apoio a pequenos projetos em todo o país, ajudando a fortalecer organizações e movimentos populares. O público da CESE é a população rural e urbana que vive diretamente as consequências da extrema desigualdade no Brasil, lutando de forma organizada pela afirmação de direitos individuais e coletivos. “Esta luta é árdua, ainda mais quando no Brasil existe muita desinformação e até mesmo preconceito quando se fala em Direitos Humanos”, completa.
Sônia destaca a escolha da Orquestra Afrosinfônica para esta edição do projeto. “A Orquestra tem um importante trabalho que preserva e valoriza a cultura baiana, a herança do povo negro. E a cantora e compositora Marisa Monte, através da sua trajetória artística, tem demonstrado engajamento e sensibilidade para as questões que envolvem defesa de direitos. Será um encontro lindo e potente”.
Nos anos de 2013 e 2014, os convidados do Música e Direitos Humanos foram a Orkestra Rumpilezz e o cantor Lenine, parceiros da CESE; em 2015, Maria Bethânia e Afrosinfônica e em 2018, Gilberto Gil e Rumpilezz.
CESE Música e Direitos Humanos:
Orquestra Afrosinfônica convida Marisa Monte
Data: 04 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador
Abertura da bilheteria: dia 27 de janeiro, às 12h.
Vendas pelo Sympla e na bilheteria física do Teatro Castro Alves.