A Casa de Cultura do Parque promove uma oficina prática sobre mediação e conflito em que os participantes são convidados a explorar ferramentas e estratégias para lidar com os desafios da mediação cultural em contextos complexos. Conduzida por Elaine Fontana, a oficina será realizada no dia 13 de fevereiro e abordará duas perspectivas principais: a mediação de obras de arte que desafiam a análise tradicional e a criação de diálogos que enfrentem as feridas coloniais.
Partindo da premissa de que a obra de arte, a curadoria e a própria mediação possuem uma natureza complexa e multifacetada, Fontana propõe uma reflexão sobre o papel do mediador como agente transformador. Questões-chave como conduzir práticas mediadoras que estimulem a invenção e o diálogo, como lidar com narrativas sensíveis no espaço expositivo e como desenvolver estratégias de mediação inovadoras diante das complexidades da arte contemporânea serão abordadas.
A oficina destina-se a professores, educadores, artistas, curadores, estudantes e demais interessados em arte e mediação cultural. Ao final do curso, espera-se que os participantes tenham desenvolvido ferramentas para lidar com narrativas complexas e sejam capazes de propor estratégias de mediação inovadoras e eficazes.
Mestre e especialista em Artes Visuais pela USP, Elaine Fontana dedica-se à pesquisa e atuação em instituições e coletivos com foco na relação entre corpo político, público e mediação cultural. Seu livro, “O Corpo Político na Instituição de Arte” (2023), aprofunda a investigação iniciada em seu mestrado e consolidada por anos de experiência na Bienal de São Paulo e no Museu Lasar Segall.
SERVIÇO
Mediação e Conflito – Oficina prática de mediação
Com Elaine Fontana
Data: 13 de fevereiro de 2025, quinta-feira, 14h às 17h
Casa de Cultura do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros
São Paulo – SP, 05461-010
Visitação: quarta a domingo, das 11h às 18h
Tel.: 11 3811 9264