A memória é uma vasta dor ou uma vasta alegria? Nem 8 ou 80, talvez. O projeto Faísca, evento que acontece no dia 8 de junho, em um local secreto, em São Paulo é sincero em comunicar que não vai trazer nenhuma dessas respostas. Na verdade, vai acrescentar novas interrogações, ampliando a curiosidade sobre um tema essencialmente humano: as memórias – sejam individuais ou coletivas – e o quanto elas constituem nossas experiências, valores, projetos, estruturas sociais e rede de afetos.
O endereço só é revelado na véspera, como forma de manter a surpresa e a curiosidade dos participantes. A ideia é que seja uma experiência singular: um teatro vivo, um show intimista, um encontro, uma festa, um rolê, onde cada pessoa se sente onde deveria estar. Um novo conceito de celebração.
Idealizado pelo Instituto Amuta, a Faísca nasceu em 2022, logo após o fim da pandemia. O impulso era criar experiências que promovessem mais conexão após tanto tempo de isolamento social.
Os temas são pensados em linha com o espírito do tempo. A intenção é criar um espaço com uma profundidade que impeça que esses temas sejam descartados no ritmo frenético das notícias ou na aceleração dos algoritmos das redes sociais.
“Nossas fontes de inspiração são costuradas a partir de muitas das nossas explorações, como livros, viagens, exposições e experiências, de Belo Horizonte a Berlim. As experiências que vivemos em nossas pesquisas nos trouxeram essa inquietação de trazer a arte para o centro, ao mesmo tempo que nos convocam a pensar em um outro tipo de experiência artística na qual as pessoas não são apenas espectadoras, mas também participantes”, reflete Marcelle.
SERVIÇO
8ª edição da Faísca – Encontro Marcado Com A Memória
Dia – 8 de junho de 2024
Local – Secreto
Horário – 17h às 22h30 (importante chegar no horário para participar da experiência do começo ao fim)
Valor – faixas de contribuição a partir de 50,00
Classificação: Maiores de 18 anos e menores acompanhados de um responsável.