A Música Popular Brasileira feita na Amazônia é um potente rio com afluentes que deságuam em criações artísticas vibrantes e autênticas. Ultrapassando fronteiras dentro e fora do Brasil, está o guitarrista, compositor, produtor e arranjador Manoel Cordeiro, que, este ano, completa 70 anos de idade e 57 anos de carreira, um dos mais respeitados mestres da música amazônica e grande propagador de ritmos como carimbó, lambada, batuque e tecnobrega para o Brasil e o mundo.
Para celebrar esse momento importante e festivo para o artista e para a cultura do Norte do Brasil, será lançada no dia 11 de abril (sexta-feira), no Rio de Janeiro, a Ocupação Manoel Cordeiro, no Kingston Club, seguido por São Paulo, no dia 17 de abril (quinta-feira), na Casa de Francisca. A Ocupação celebra a rica e diversa contribuição do artista para a cultura brasileira através de sua música e história, a serem apresentadas em formas de exposição, filme, workshop, painel e, claro, muita música.
O guitar hero da Amazônia receberá no palco os convidados Davi Moraes, Felipe Cordeiro, Liah Soares e Évila Moreira, além de entregar a pista para o lendário DJ Figueroas (Lambada Quente/ PA) embalar o público com pérolas de álbuns em vinil de vários artistas que contaram com a contribuição de Manoel, como Pinduca, Beto Barbosa, Fafá de Belém, banda Calypso, grupo Carrapicho, Trio Los Angeles, Banana Split, Roberta Miranda, entre outros.

A realização da Ocupação Manoel Cordeiro e a criação do Manifesto no ano em que Belém (PA) receberá a COP 30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima –, em novembro de 2025, revela o poder transformador da arte amazônica como vetor para o crescimento e a dignidade do seu povo e artistas. A oportunidade histórica, segundo Cordeiro, será uma ferramenta de impulsionamento e visibilidade para economia criativa de toda a região Norte do País, incentivando a cadeia produtiva, gerando desenvolvimento, empregos, renda, inclusão social e perpetuando os saberes ancestrais para as novas gerações.
“Perto de completar 70 anos, sou realizado com minha carreira. Estou sempre olhando pra frente e, para mim, o novo hoje é reafirmar meu propósito de promover a música brasileira feita na Amazônia de dentro pra fora, de cristalizar um entendimento coletivo para o mundo sobre as vastas potencialidades culturais da região ”, enfatiza Cordeiro.
Serviço:
Ocupação Manoel Cordeiro – Um Norte Musical
Um encontro para celebrar, compartilhar experiências e viver a sonoridade da Amazônia.
Dia 11/04/2025 (sexta-feira)
Local: Kingston Club – Lagoa, Rio de Janeiro / RJ, 22470-003
Ingressos: https://shotgun.live/events/ocupacao-manoel-cordeiro
Ocupação Manoel Cordeiro em São Paulo – 17/04/2025 (quinta-feira):
Local: Casa de Francisca – Rua Quintino Bocaíuva, no 22, São Paulo / SP
PROGRAMAÇÃO
14h00 às 15h00 – Workshop de Guitarras Amazônicas, Produção musical e Home Studio com Manoel Cordeiro
Vivência artístico-cultural proporcionando aos participantes uma imersão no universo musical da Amazônia, focando no uso da guitarra em diferentes gêneros e ritmos típicos da região, como o carimbó, a lambada, o brega e outros estilos influenciados pela cultura Amazônica.
15h00 às 16h00 – Painel “MPB Feita na Amazônia”
Apresentação do Manifesto “Música Popular Brasileira Feita na Amazônia”, idealizado por Manoel Cordeiro e conversa sobre a identidade, os desafios e as inovações da música produzida na Amazônia.