Através de uma trama intensa e profunda, o livro Nigeria Jones explora temas que perpassam a comunidade negra e reflete sobre feminismo, dinâmicas familiares complexas e a importância de descobrir quem somos e de lutar por nós mesmos. Neste novo título, Ibi Zoboi exalta um lado pouco falado da cultura negra norte-americana. A obra chega ao Brasil pela editora HarperCollins.
A história acompanha Nigeria Jones, uma jovem que foi criada como parte de um grupo separatista e antissistema de seu pai, conhecido como o Movimento, que incentiva a conexão com sua ancestralidade como forma de libertação. No entanto, quando a mãe de Nigeria — a matriarca perfeita dentro do grupo — vai embora, o mundo da garota começa a ruir com o acúmulo de responsabilidades que nunca quis para si mesma.
Antes de partir, porém, a mãe deixou um último desejo secreto: que a jovem, que sempre foi educada em casa e dentro das diretrizes do Movimento, fosse matriculada em uma escola de elite e descobrisse mais do mundo. Ainda que sem a aprovação do pai, a garota vê no pedido uma oportunidade de trazer a mãe de volta, mas percebe que não está preparada para as verdades chocantes que isso irá revelar.
Nigeria Jones é o terceiro título de Ibi Zoboi publicado pela HarperCollins. Dela, os leitores já conhecem Orgulho (2019) e Socando o ar (2021), coescrito com o autor Yusef Salaam.
Sobre a autora
Ibi Zoboi nasceu em Porto Príncipe, Haiti, e é mestra em Belas-Artes pela Vermont College of Fine Arts, com foco em escrita para crianças e jovens. Ela é autora de Orgulho, releitura contemporânea de Orgulho e preconceito de Jane Austen, e finalista do National Book Award por Socando o ar. Atualmente, Ibi mora em New Jersey com o marido e os três filhos.