Na sexta-feira (24), a LDM do Bela Vista, em Salvador, será palco do lançamento do livro “Fyah: Do Ódio ao Amor”, de Negafyah, uma das novas vozes da literatura negra contemporânea. O evento, que começa às 19h, promete emocionar e provocar reflexões profundas sobre resistência, reexistência e transformação.
NegaFyah é multiartista de Salvador, Bahia, é poeta, performer, dançarina, mestra de cerimônias e produtora cultural, além de atuar como curadora, atriz, enfermeira, empreendedora e diretora criativa. Idealizadora do Slam das Minas-BA e criadora da marca FyaBurn, também apresenta e produz o Enu Podcast. Reconhecida pela força de suas palavras, Fyah denuncia violências sociais, como racismo e machismo, através da poesia e da expressão corporal.
A obra é composta por 49 textos que abordam as complexidades dos sentimentos humanos. São 20 poemas que exploram o ódio como força catalisadora contra o racismo, machismo e outras formas de opressão; 26 textos que trazem o amor como resposta revolucionária e renovadora; e 3 contos que narram vivências periféricas da Bahia, celebrando a força e a solidariedade das quebradas de Salvador.
“Fyah: Do Ódio ao Amor” se destaca pela poderosa oralidade e pela estética negro-periférica que permeia a escrita de Negafyah. Influenciada pela fé nos orixás, sabedoria ancestral e luta das mulheres negras, a autora une poesia, musicalidade e uma linguagem que mistura fúria, sensualidade e ternura. O projeto gráfico do livro é assinado por Sofia Senne, com ilustrações de Mayara Ferrão e colaborações de Amanda Julieta, Milena Britto, Alex Simões e Hamilton Borges.
“Espero que este livro chegue ao coração das pessoas e inspire a transformação que tanto precisamos. A palavra é uma arma poderosa de cura e resistência”, declara Negafyah, cuja trajetória é marcada por performances poéticas e ativações culturais que ressaltam a potência da negritude.