fbpx

Publicidade

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas apresenta 33 espetáculos, de 10 países

Com homenagem ao Peru, a sétima edição do festival, idealizado pelo Sesc São Paulo, acontece em Santos, de 5 a 15 de setembro, e ocupa a unidade do Sesc Santos e outros locais da cidade e região
MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas apresenta 33 espetáculos, de 10 países

Publicidade

O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos, cidade do litoral paulista. Nesta sétima edição, o Peru é o país homenageado, representado por onze obras, sendo oito espetáculos e três apresentações musicais e performáticas que integram o Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival.

Somam, ainda, doze peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, totalizando 33 espetáculos. Atividades formativas, Ponto de Encontro e o Mirada Pro – reunião de dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.

O conjunto da programação expressa a intenção curatorial de propor três eixos para a fruição da produção ibero-americana contemporânea, o sonho, a floresta e a esperança e traz para a cena temáticas relevantes para as realidades dos países e dos artistas. As obras abordam, por exemplo, questões indígenas, decoloniais e das relações com a natureza, além de provocarem reflexões sobre violências, gênero e identidades, migrações e deslocamentos, relações de poder e diversidade de corpos.

Dois trabalhos com texto e direção de Mariana de Althaus integram a programação. Quemar el Bosque Contigo Adentro reflete sobre as violências de gênero a partir de um universo simbólico, que entrelaça natureza e relações sociais, enquanto La Vida en Otros Planetas, produção do ICPNA Cultural, traça um panorama da educação pública no Peru pelos olhos de um grupo de professores e alunos.

 

Fazendo sua estreia no festival, EL RINCÓN DE LOS MUERTOS, com direção de Yanira Dávila e Sebastián Rubio, parte da história pessoal do ator Ricardo Bromley para retraçar os ciclos de violência que atravessaram a cidade peruana de Ayacucho. Também conectado à história peruana, Mama Angélica, do grupo Antares Teatro, conta a trajetória de Angélica Mendoza de Ascarza, que se tornou importante ativista pelos direitos humanos no Peru depois do desaparecimento de seu filho.

 

O ativismo também é tema, sob outra perspectiva, do trabalho de Liliana Albornoz Muñoz. Em ¿Dónde Están las Feministas? Conferencia Performática de una Falsa Activista, a artista e ativista feminista parte de sua experiência pessoal para discutir o feminismo e como ele se mantém como força transformadora para a sociedade.

 

Costurando dança, música e criações audiovisuais, El Presidente Más Feliz, da coreógrafa Cristina Velarde, discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população.

Dois trabalhos peruanos abrem esta edição, o espetáculo de rua El Teatro Es un Sueño, do grupo Yuyachkani, e a peça Esperanza, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro. O primeiro, apresentado a céu aberto, próximo ao Sesc Santos, homenageia o teatro, criando um momento de fantasia em que vida cotidiana, encenação e música ao vivo se mesclam. Já o segundo, com encenação no Teatro da Unidade, traz como pano de fundo o início dos anos 1980 no Peru, quando o país, recém-saído de um regime ditatorial, vivia um período conturbado.

No espaço de convivência, a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, convida o público a romper com a lógica do cotidiano e de centros urbanos. Um conjunto de 13 redes, confeccionadas em fibras de buriti por mulheres de quatro etnias indígenas da Amazônia brasileira e uma da Amazônia peruana, são dispostas para o público se deitar enquanto ouve sons da floresta.

Serviço

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas

Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.

5 a 15 de setembro de 2024

Informações em https://sescsp.org.br/mirada

Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP (https://sescsp.org.br/mirada), app Credencial Sesc SP e https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/.

Publicidade

Última atualização em: 26 de agosto de 2024 às 11:19

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados