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Livros para incentivar ensino da história de cultura afro-brasileira e africana nas escolas

Livros para incentivar ensino da história de cultura afro-brasileira e africana nas escolas

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Frente aos desafios da atualidade, a leitura de livros em sala de aula torna-se essencial para o desenvolvimento pedagógico das crianças, ampliando seus repertórios culturais, fundamentais à formação educacional. A Lei 10.639/03, sancionada em 2003, torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas do país, sejam públicas ou particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, assim como também propõe novas diretrizes curriculares para esse estudo.

Na sala de aula, professores devem ressaltar a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando pensamento e ideias de importantes intelectuais negros no Brasil, além da cultura e religiões de matrizes africanas.

Entretanto, uma pesquisa dos Institutos Alana e Geledés de 2023 evidencia que 71% das mais de mil secretarias de educação no país não possuem programa de integração de cultura afro-brasileira no ensino ou apenas desenvolvem projetos esporádicos na temática.

Então, como trabalhar esses assuntos tão integrais para a cultura e a formação dos alunos na sala de aula? Atendendo às Leis 10.639/03 e 11.645/08, que também torna obrigatório o ensino de história indígena, a Editora Eiros oferece conteúdos que enriquecem o ensino das várias disciplinas, tanto os relativos às culturas afro-brasileiras, como africanas e indígenas. A seleção de obras literárias dessa editora valoriza as crianças e suas identidades, promove o combate ao preconceito e fortalece a representatividade no currículo escolar.

O professor, escritor e CEO da editora, Odair Marques da Silva, acredita que a escola é, por essência, um espaço dedicado ao ensino e à aprendizagem, e preparar-se para o autoconhecimento está diretamente relacionado a desenvolver habilidades para a convivência em sociedade. “Os livros da Editora Eiros reconhecem a importância de atender ao estágio atual da inteligência emocional e criativa de crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento integral desses jovens”, diz Odair, autor do livro “Atlas Geocultural da África”.

Os livros da Editora Eiros são voltados para o público infanto-juvenil, com obras didáticas e ficcionais. Odair apresenta alguns títulos da editora que abrangem diferentes aspectos da cultura afro-brasileira e africana que são bem interessantes para serem levados para as salas de aula.

Livros para incentivar ensino da história de cultura afro-brasileira e africana nas escolas

O “Atlas Geocultural da África”, de sua autoria, traz uma riqueza de informações sistematizadas sobre cada país do continente africano. “O propósito essencial do livro é proporcionar um olhar atualizado sobre essas nações, estimulando pesquisas e despertando a curiosidade pedagógica sobre o contexto internacional e as ações de desenvolvimento nesses países”, explica. Os conteúdos curriculares estão alinhados com os PCNs e a BNCC, bem como com as leis 10.639/03 e 11.845/08, que incentivam os estudos contemporâneos sobre a África.

Entre as obras ficcionais, “A História de Zuri”, de Simão de Miranda, se destaca com uma história sensível sobre consciência negra, antirracismo e dignidade humana para crianças, jovens e toda a família. “Zuri é uma pequena menina que desde cedo se posiciona contra o racismo, e usa o conhecimento para combater as injustiças e a opressão contra o povo negro. Esta história reserva um final surpreendente”, adianta o CEO da Eiros.

“As Aventuras do Besouro Mangangá”, do Mestre Sidney de Jesus, é outra ficção que trilha seu roteiro através de um personagem que se mescla com a história da capoeira no Brasil. Em abordagem sensível, versa sobre a dignidade humana e a capoeira. “O Besouro Mangangá é um famoso capoeirista baiano, símbolo de resistência, perseverança, respeito aos mestres e amor à natureza. Este livro, em modalidade ficção e contação de histórias, nasce como homenagem aos que amam e praticam a capoeira”, completa Odair.

A existência da Lei proporciona uma oportunidade para que ocorram diálogos sobre a herança cultural afro-brasileira e africana, e que a troca de conhecimentos seja discutida em sala de aula e represente o máximo de alunos no ambiente escolar. O apoio de livros com apelo lúdico e informativo ajudam com que a atenção das crianças e jovens seja captada e a mensagem e conhecimentos sobre essas culturas sejam absorvidos de forma divertida.

Os livros mencionados podem ser adquiridos no site da Editora Eiros, através do https://editoraeiros.com.br/.

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Última atualização em: 30 de janeiro de 2025 às 3:53

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