Em fevereiro, o Sesc Santo Amaro oferece o 2º ciclo do “Papo Entre Livros”, desta vez dedicado à literatura negra. Os encontros, realizados na biblioteca da unidade, são abertos à discussão de obras sugeridas (e assuntos que rodeiam o tema central), a partir da apresentação de trechos escolhidos pela mediação.
Cada encontro é único, formado no diálogo entre participantes e mediadoras, que fazem as interlocuções entre obras e amarram as falas. Andreone Medrado e Monique Prado conduzem um bate-papo de autores como Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Neusa Santos, Leda Maria Martins, Frantz Fanon, Isildinha Baptista Nogueira, Mara Viveros Vigoya e Grada Kilomba e falam sobre as implicações das Subjetividades, afetos, sexualidades e identidades na contraconialidade | anticolonialidade.
As reuniões acontecem às quartas-feiras de fevereiro, às 19h, e a entrada é gratuita. Para participar não é necessário ter lido os títulos sugeridos, e não é necessário se inscrever. A ideia é que, a partir de provocações surgidas durante a roda, os participantes entrem em contato com diferentes leituras, conhecendo melhor por onde começar. Assim, em um contexto mais organizado em torno da temática, possam buscar os livros discutidos ou, até mesmo, outras obras por conta própria. Ao longo do ano, outros ciclos (com diferentes temas) estarão na programação do Sesc Santo Amaro.
Mais informações sobre as mediadoras:
Monique Prado estuda sobre afetividades desde 2018. No mestrado, é pesquisadora em Humanidades e Direitos Humanos na Universidade de São Paulo, com o intuito de compreender o samba como lugar de pertencimento e de produção de subjetividade e afetividades entre/para pessoas pretas.
Andreone Medrado tem formação em Ciências Biológicas (UNIFIEO) e em Psicologia (USP), é Mestra em Fisiologia Neuroendócrina pela USP e Doutora em Psicologia pela USP. Pesquisa a influência do nojo na atratividade sexual e na sociossexualidade humana. Também estuda o processo de racialização no Brasil, com articulações entre sexualidade, gênero e afetividade (com destaque para relacionamentos interraciais e não monogâmicos). Criou o Blog Devaneios Filosóficos e é co-autora do livro “Não Monogamia: trânsitos entre raça, gênero e sexualidade” e é Coordenadora do Núcleo de Consciência Negra na USP.
Serviço
Papo entre livros | Circuito de Leituras Negras
com Andreone Medrado e Monique Prado
de 5 a 26 de fevereiro de 2025 – quartas, das 19h às 20h30
Grátis – sem retirada de ingressos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus).