Itumbiara, interior de Goiás, recebe, até 30 de novembro, uma mostra fotográfica com obras dos jovens que participaram do Retratos da Terra, projeto cultural idealizado pela Elo3 e realizado com a Lei Rouanet de incentivo à cultura, sob patrocínio da bp bioenergy. A mostra “Prevenção do meio ambiente, sustentabilidade e energia renovável” acontece no Instituto Federal de Goiás.
Os integrantes do Retratos da Terra participaram de uma formação de dois meses envolvendo discussões sobre protagonismo social e um contato artístico e profissionalizante sobre fotografia, abordando temas importantes como a reciclagem e a sustentabilidade. As aulas teóricas e práticas foram ministradas por Karina Bacchi, Bacharel em Fotografia pelo SENAC/ SP e pós-graduada em cinema, vídeo e fotografia pela faculdade de Belas Artes, além de profissionais convidados.
“Mais do que um projeto fotográfico, Retratos da Terra é uma jornada de autoconhecimento e empoderamento, que capacita os jovens a serem agentes de mudança em suas próprias comunidades e de suas histórias”, explica Soraya Galgane, idealizadora da iniciativa e diretora da Elo3.
No primeiro semestre, os 27 alunos do ensino fundamental, com idades entre oito e dez anos, da Escola Prof.ª Elias Bargis Mathias, receberam aulas ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que também é curadora do projeto. A iniciativa contou ainda com a participação do fotógrafo local Beto Salgado.
Serviço
Retratos da Terra
Gratuito
Instituto Federal de Goiás, unidade Itumbiara
De 5 a 30 de novembro
De segunda a sexta, das 06h às 22h
Endereço: Av. Furnas, 55 – Village Imperial, Itumbiara